Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de abril de 2024
Rádios

Palmas e Guarapuava: Ontem e Hoje. Como surgiu a Cidade dos Lagos

CotidianoGeral

por Ivan Cezar Fochzato

98d53972-0e42-4552-a9e2-4dc1ba5b7378 (1)
Publicidade

Habitada por milhares de anos pelos índios caingangues, que a chamavam de Kreie-bang-rê, a região de Palmas foi ocupada por fazendeiros brasileiro oriundos dos Campos de Guarapuava(Koran-bang-rê) em 1839, dando início à atual cidade de Palmas. A emancipação política palmense, ocorreu com o desmembramento de Guarapuava, ocorreu em abril de 1879. Se no passado guarapuavanos tiveram participação importante na cidade de Palmas, atualmente, o processo ocorre em direção contrária, com palmenses na linha de frente empresarial e arquitetônico do empreendimento urbanístico de referência para o país.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas e Guarapuava: Ontem e Hoje. Como surgiu a Cidade dos Lagos

Um exemplo atual dessa ligação histórica, cultural, social e econômica de Palmas com Guarapuava, aliás, que figuram no mesmo contexto Mesorregional do Centro-Sul do Paraná, é o empreendimento Cidade dos Lagos, que emerge em posição de vanguarda nacional urbanística, arquitetônica e de sustentabilidade.

O empreendimento está prestes a receber o Certificado Internacional de Sustentabilidade, o primeiro na América Latina. É resultado da participação empreendedora de empresário Odacir Antonelli, com longínqua vivência, ação empresarial e política, no município de Palmas, outrora.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas e Guarapuava: Ontem e Hoje. Como surgiu a Cidade dos Lagos

A Cidade vai se tornando realidade. Para quem desconhece o relevante fato, antes de se tornar uma realidade, porém, surgiu no trabalho, projetos e conhecimento de uma palmense Urbanista, Arquiteta e Artista Plástica. Renomada e reconhecida nacionalmente pelos seus trabalhos e conceitos, Sandra Lazzaretti, contou ao RBJ sobre a sua contribuição para a execução de um dos mais arrojados projetos urbanísticos do país.

Publicidade
Publicidade

A ORIGEM

Sandra Lazzaretti: Há 10 anos, o Odacir Antonelli, palmense residente em Guarapuava, me chamou para fazer o projeto arquitetônico de sua casa. Na época ele comentou de seus planos de lotear uma propriedade próxima à cidade de 3.000,000 m2(123 alqueires).

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas e Guarapuava: Ontem e Hoje. Como surgiu a Cidade dos Lagos

Quando deram inicio ao projeto, fui convidada para participar da implantação do mega investimento fazendo o Projeto do Plano Diretor.Um 1/3 da área total já estava loteada e  contava como âncora do investimento a UTFPR e em obras o Hospital Regional e o Shopping Center.

Apresentei ao Odacir e seu sócio Dubena o desenho da área toda projetada e a ideia de ser criado um Bairro Planejado com um Conceito novo, um conceito do Novo Urbanismo

Publicidade
Publicidade

 CIDADE DOS LAGOS – NOVAS CONCEPÇÕES

Movimento em arquitetura e planejamento urbano, um dos mais importantes fenômenos urbanísticos que iniciou na década de 80, e que atualmente, embasa inúmeras intervenções urbanísticas nos Estados Unidos e em outros países pelo mundo. Um Bairro para as Pessoas.

Esse conceito que tem como objetivo principal estabelecer um projeto urbano Vivo, Seguro, Sustentável e Saudável onde o Bairro deve ser compacto e de uso  misto das atividades, que facilite que as pessoas se desloquem a pé reduzindo o uso de transporte público e de automóvel. E possibilite que as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e ter sua lazer no mesmo local, ou seja tudo próximo de sua casa.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas e Guarapuava: Ontem e Hoje. Como surgiu a Cidade dos Lagos

A ESTRUTURA

Publicidade
Publicidade

E assim surgiu a Cidade dos Lagos. Com 33% da sua área destinada a parques com caminhos, ciclovias, playground, quadras polivalentes, anfiteatro, etc.

Dos 20km de malha viária, 60% das vias possuem ciclofaixas, um convite para que as pessoas priorizem o uso da bicicleta.

O seu parcelamento do solo, tamanhos dos lotes, foi pensado de uma forma que todos terão acesso à adquirir seu, tem lotes de 250m como tem 2.500m.

PLANO DIRETOR DE GUARAPUAVA

Publicidade
Publicidade

Com o projeto do Bairro aprovado e iniciou-se a nova etapa, transformar e criar uma Legislação própria para um bairro Planejado. Na época a Guarapuava estava revisando o Plano Diretor da Cidade. Com muita negociação com Poder Municipal conseguirmos que o Bairro Cidade dos Lagos mantivesse seus parâmetros urbanísticos próprios, preservando o conceito de bairro planejado.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas e Guarapuava: Ontem e Hoje. Como surgiu a Cidade dos Lagos

Para nós, não bastava que parâmetros de uso e ocupação do solo, tipos de serviço, recuos taxa de ocupação, taxa de permeabilidade e outros se tornasse Lei.Precisávamos encontrar uma forma de assegurar que todo o projeto e infraestrutura fossem mantidos. E, com devida manutenção, assegurasse a politica de desenvolvimento Socioeconômicos e Socioambiental do bairro.

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E PARTICIPATIVO

A forma que encontramos foi envolver cada vez mais as pessoas que iriam morar e trabalhar no local. Então foi criado uma associação do bairro onde, no regulamento, determina que todos os projetos arquitetônicos serão aprovados por uma equipe técnica criada pela associação e, posteriormente, aprovada pela  prefeitura. Novos investimentos foram se concretizando: Shopping, Hotel Ibis, Edifício de 20 andares residencial e outro comercial.

Publicidade
Publicidade

POLO DE SAÚDE

O objetivo agora é que a Cidade dos Lagos se torne referência no setor de Saúde. Além o hospital regional iniciou-se a construção do Hospital Oncológico, do Centro Avançado de Diagnostico de Imagem e do Centro Oftalmológico. Além da Saúde houve também a criação do Centro de Inovação e tecnologia.

RECONHECIMENTO

Em 2019 Cidade dos Lagos foi convidada para participar do Fórum Mundial Smart City – cidade inteligente- em  Curiiba,  onde apresentados projetos inovadores. Esse fórum foi criado em Barcelona, Espanha, em 1992.

Publicidade
Publicidade

REFERÊNCIA

Cidade dos Lagos tem grande potencial de se tornar um Bairro Inteligente referência no Brasil, em desenvolvimento,  processo tecnológico e  inovação,  a fim de dar qualidade de vida as pessoas.Seu principal desafio é conquistar um topo na categoria “pessoas inteligentes”, que medem indicadores de inclusão social, emprego, educação e criatividade, não somente no bairro mas também nas comunidades vizinhas.

A Cidade dos Lagos investe no que é mais precioso que é a qualidade de vida das pessoas. São elas que vão usufruir dos espaços criados e com certeza terão a sensibilidade de mantê-los como se fossem prolongamento de suas casas.

DIFICULDADES – Foram várias as dificuldades, vários fatores a serem avaliados, por ser um Mega projeto, então fatores econômicos, sociais, pessoais e políticos, enfim, todos que podem imaginar.

Publicidade
Publicidade

CIDADE DOS LAGOS – REALIDADE – Com todas as dificuldades, Cidade dos lagos existe!

Primeiro investimento desse porte no Brasil, que não esta só no projeto, ele existe. Não é vendido e mostrado em maquete e ou imagem. Ele existe!

A cidade dos lagos é a prova que é possível inovar e aproveitar melhor os espaços pensando no desenvolvimento sócio econômico e na qualidade de vida das pessoas.

IMPORTÂNCIA DOS PLANOS DIRETORES

Publicidade
Publicidade

SANDRA LAZZARETTI: Considero importante levantar a questão de que muitos planos diretores das prefeituras, apesar de ser lei, não são implantados, ficam no papel. Ou seja, porque os projetos de planos diretores públicos só ficam no projeto para atender a lei e não são executados? Mesmo sabendo que sua implantação só traria benefícios a população?  Porque o poder publico é diferente do privado?

Essa é uma pergunta importante para se fazer. O que leva uma cidade a se desenvolver? Quem são os pensadores das cidades?Para quem não conhece Guarapuava ou faz muito tempo que não vai lá, é visto e notório que ela mudou. Ela mudou porque alguém, um projeto, uma pessoa, investidores, políticos, a sociedade, a população mudou. É importante a mudança, é importante pensar grande.

GRATIDÃO

Como urbanista fico feliz em ter participado do projeto do Bairro Cidade dos Lagos e ele estar sendo executado. É muito triste que os outros projetos que também desenvolvi não saíram da gaveta.

Publicidade
Publicidade

Quero agradecer o convite de falar sobre o meu trabalho e aproveitar pra agradecer também as pessoas envolvidas com quem trabalhei e me ajudaram, principalmente ao Odacir e ao Dubena que confiaram em mim, e, pudemos desenvolver um grande e maravilhoso trabalho. Agradeço a oportunidade de estar aqui passar aos leitores do RBJ a experiência profissional que obtive em Guarapuava na Cidade dos Lagos.

SANDRA LAZZARETTI

Arquiteta, Urbanista e Artista Plástica -Pós-Graduada em Gerenciamento de Cidades e Arquitetura Hospitalar
Como arquiteta desenvolvi projetos em várias áreas como:
Hospitais, Clínicas médicas, odontológicas.
Edifícios Residenciais,Comerciais
Obras Públicas
Residências  e outros
Como urbanista executei
Planos diretores  em Palmas(02)
Projeto da Cidade de Cel. Dom. Soares e seu Plano Diretor
Plano Diretor, Desenho urbano e Sistema viário do Bairro Cidade dos Lagos – Guarapuava.

Publicidade