Palmas é a casa da maior biblioteca do Sudoeste do Paraná
Biblioteca do Instituto Federal abriga mais de 83 mil volumes. Dia Nacional da Biblioteca é comemorado neste 9 de abril.
Educação e Cultura

![[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas é a casa da maior biblioteca do Sudoeste do Paraná](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-07-at-152407-1067x800.jpeg)
O Dia Nacional da Biblioteca, celebrado nesta quarta-feira, 9 de abril, é uma data que destaca a importância desses espaços como centros de aprendizado, cultura e pesquisa. As bibliotecas desempenham um papel essencial na democratização do conhecimento, oferecendo acesso a livros, periódicos e materiais de estudo que ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem. O município de Palmas é a casa da maior biblioteca da região Sudoeste do Paraná e que abriga verdadeiros tesouros da literatura.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas é a casa da maior biblioteca do Sudoeste do Paraná](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-07-at-152408-2-1067x800.jpeg)
A biblioteca do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) possui um acervo com mais de 83 mil volumes entre livros, mapas, teses e outros materiais, atendendo desde os cursos técnicos até as graduações. Além do acervo físico, os estudantes contam com acesso a plataformas digitais, possibilitando a consulta de artigos científicos, periódicos acadêmicos e bases de dados especializadas.
Em entrevista à Rádio Club, a coordenadora da biblioteca do IFPR Palmas, a bibliotecária Josiane Comarella, ressalta que a biblioteca não é apenas um local de empréstimo de livros, mas um centro de aprendizado, que vem sendo formado há mais de 40 anos, contando o período das Faculdades de Palmas e do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná, precursores do Instituto Federal em Palmas. Ouça no player abaixo:
![[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas é a casa da maior biblioteca do Sudoeste do Paraná](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-07-at-152408-1-1067x800.jpeg)
Ela revela que somente entre dissertações de mestrado e teses de doutorado são mais de 500 títulos catalogados, muitas delas relacionadas a pesquisas sobre a história de Palmas e da região.
Entre as raridades que são encontradas na biblioteca do Instituto Federal estão a segunda edição do livro Pequeno Príncipe, em francês, e 70 volumes da enciclopédia espanhola Espasa-Calpe, sendo que, segundo Josiane, apenas quatro bibliotecas no Brasil possuem esta enciclopédia.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas é a casa da maior biblioteca do Sudoeste do Paraná](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-07-at-152407-1-1067x800.jpeg)
O espaço da biblioteca do IFPR Palmas, com quase 2 mil metros quadrados, é planejado para oferecer conforto e tranquilidade aos estudantes. Conta com salas para estudo individual e em grupo, além de áreas para leitura. O espaço é adaptado para receber alunos com necessidades especiais, promovendo a inclusão e garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas é a casa da maior biblioteca do Sudoeste do Paraná](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-07-at-152409-1067x800.jpeg)
Além de atender às demandas acadêmicas, a biblioteca do IFPR também desenvolve ações para incentivar a leitura e a pesquisa científica, sendo aberta para pesquisas locais a toda a comunidade.
Para poder organizar e cuidar de toda a estrutura, a biblioteca do Campus Palmas conta com duas bibliotecárias, três auxiliares de biblioteca e uma auxiliar administrativa, que garantem o funcionamento diário da unidade por 15 horas ininterruptas, das 08h às 23h.
No Dia Nacional da Biblioteca, a instituição reforça o convite para que alunos, professores e a comunidade aproveitem esse espaço. Seja para estudar, fazer pesquisas ou simplesmente explorar novas histórias, as bibliotecas continuam sendo essenciais para o desenvolvimento intelectual e profissional.