Palmas confirma 1º caso de dengue em 2025
O caso é considerado importado, pois foi contraído em outro município. Setor de saúde reforça orientações à comunidade.
Saúde

O município de Palmas, Sul do Paraná, confirmou seu primeiro caso de dengue no ano de 2025. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club nesta quarta-feira (2).
O chefe da divisão de vigilância em saúde, Claudenir Caldas, informou que se trata de um caso importado, ou seja, a paciente é moradora de Palmas, mas contraiu a doença em um município vizinho, onde trabalha.
A enfermeira do setor de vigilância epidemiológica, Marília Forest, detalhou que a paciente, de 47 anos, é trabalhadora da área da saúde e apresentou sintomas como febre, náusea e dor intensa nas articulações. Ela passou pelo período de tratamento, já retornando às suas atividades.
Uma das ações realizadas pela Secretaria de Saúde foi o bloqueio epidemiológico num raio de 300 metros da residência da paciente infectada. O trabalho consistiu um pente fino de todos os pontos que poderiam servir de criadouros do Aedes Aegypti.
O setor de saúde reforça o pedido para a colaboração da comunidade para a limpeza de terrenos e locais que possam ter criadouros do mosquito. Em caso de sintomas, a orientação é procurar as unidades básicas de saúde nos bairros.