Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de agosto de 2026
Rádios
Publicidade

Palmas adere à campanha Hora H de combate ao mosquito da dengue

GeralSaúde

por redação

Publicidade

O departamento de Saúde do município de Palmas, sul do Paraná, realizará no sábado (06) de Carnaval um mutirão de combate e mobilização ao mosquito aedes aegypti aderindo à campanha Hora H do Governo do Estado. A pauta de atividade foi discutida nesta terça-feira (02) em reunião no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, com representantes do Executivo, Legislativo, Corpo de Bombeiros, entidades, igrejas, Rádios Club AM e Horizonte FM e representantes de bairros.

O objetivo é convocar todos a vistoriar casas e quintais simultaneamente, às 10 horas da manhã de sábado, a fim de eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zika e do chikungunya.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde Daniele Lima, todos os dias aproximadamente 25 profissionais percorrem os bairros de Palmas em visitação às residências orientando os moradores para a retirada de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito da dengue; corte de mato; limpeza de córregos e áreas públicas e ainda a triagem de materiais recicláveis, além da distribuição de materiais educativos sobre saúde e sobre como evitar a formação de novos criadouros. O Plano de ação executado pela Vigilância em Saúde divide-se em quatro eixos:

Controle do vetor que visa eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Este controle é realizado pelas Agentes de Saúde e pela própria população e Compreende as seguintes ações:

– visitas em residências;

– visitas quinzenais em 21 pontos estratégicos (locais com maior possibilidade de encontrar o agente, como borracharias, ferro velho e cemitérios);

– bloqueios de casos suspeitos, com investigação completa em um raio de 300 metros da residência do paciente;

– atendimento a denúncias: vizinhos que não limpam seus lotes, armazenamento irregular de pneus, caixas d’água destampadas, depósito irregular de lixo, lotes com muito mato e que dificultam a visualização da situação.

Assistência: os profissionais das Unidades de Saúde do município recebem constante orientação sobre como identificar e encaminhar pacientes para diagnóstico e tratamento. Estes pacientes são acompanhados pelos profissionais da epidemiologia até o final do tratamento.

Gestão: trata-se da gestão do programa e suas variáveis.

Comunicação: Campanhas, visitas, material de divulgação, campanhas no rádio, são ações que buscam sensibilizar a população.

Para ajudar neste trabalho, o Estado produziu também um check-list com os principais locais que devem ser verificados pelos moradores. O material que orienta as inspeções está disponível nas secretarias municipais de saúde e pode ser baixado ainda no site da Secretaria Estadual da Saúde (www.saude.pr.gov.br).

Publicidade
Publicidade
Publicidade