Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Padre Emerson Detoni responde: oração sem concentração é válida?

Geral

por

Publicidade

No quadro “Esclarecendo a Fé”, do programa noticioso Onda News, da Rádio Onda Sul FM, na manhã de terça-feira, 12, o padre Emerson Detoni respondeu à seguinte pergunta de uma ouvinte: oração sem concentração é válida?

“Uma oração completa é aquela que realizamos plenamente na presença de Deus e de forma concentrada. Mas é claro que a oração distraída também tem seu valor”, disse o padre Emerson, que ainda citou referência: “Tomás de Aquino, um grande santo da igreja, abordou o tema teologicamente, apresentando a oração com três valores. Ele dizia que a oração é um ato de amor, eu amo a Deus rezando. Por exemplo, se eu vou ao trabalho para sustentar a minha família, eu posso até esquecer da minha família durante o trabalho, mas mesmo assim é válida a intenção. Algo parecido acontece com a oração. O segundo aspecto é que pela oração nós buscamos alcançar alguma graça. Se eu vou rezar um terço por alguém e me distraio, não é o ideal, mas Tomás de Aquino diz que tem o seu valor, porque eu posso estar distraído, mas Deus não de distrai, isso é muito bonito. Por fim, a oração tem um valor de santificação, de alimento espiritual, refeição da alma, como diz Santa Tereza, e aqui é preciso concentração, que muda o nosso interior. Então embora a oração distraída tenha valor diante de Deus, a luta de todos deve ser combater a distração. Não temos uma receita, cada um tem um jeito de rezar, alguns têm facilidade de rezar o terço, outros têm uma facilidade maior de rezar diante de um texto bíblico, com uma leitura orante, uma conversa informal com Deus, outros escrevem a oração para se manter concentrado, outros oram em voz alta ou buscam fixar o olhar no sacrário ou numa imagem.”

Para terminar o quadro “Esclarecendo a Fé”, o padre Emerson ainda deixou algumas experiências que possam ajudar os ouvintes no ato de oração. “Se a oração é um diálogo com Deus, você não está sozinho, existe uma presença, uma pessoal com a qual se está falando na oração. E se eu estou falando com alguém, o ideal é que eu mantenha a concentração nesta pessoa.”

O padre Emerson disse ainda que é preciso preparar a oração. “Tem gente que tem uma vida dispersa, não só a oração. Então é preciso preparar o local, um cantinho lá em casa, determinar um tempo, não reze quando sobrar um tempinho, não deixe a oração para ser feita como a última atividade do dia, quando você já está cansado, crie um bom hábito de rezar, não somente quando precisa ou quando lembrar, reze sempre, todos os dias.”

Publicidade
Publicidade

A postura, segundo o padre Emerson, também é muito importante. “Tenha uma postura de oração, cultivar o silêncio, o silêncio ajuda a ouvir melhor a Deus, faz com que a pessoa se encontre consigo mesma. Além disso, produz uma saúde mental e uma saúde psíquica. Tem gente que não suporta o silêncio, isso é perigoso. Porque no silêncio, a única companhia que nós temos é a nossa e a de Deus. Se eu não suporto o silêncio, ou eu não suporto Deus, ou não suporto a minha própria companhia. Então alguma coisa precisa ser refeita ou revista.”

A prática da oração é um exercício verdadeiro, conforme diz o padre Emerson. “Encare as práticas espirituais como um exercício. Se eu quero atingir uma perfeição, eu devo praticar. E quanto mais praticamos, mais fortalecidos nós ficamos. Se quero que a oração seja significativa, que faça parte da minha rotina e seja, acima de tudo, verdadeiro.”

E por fim, o padre falou sobre o terço. “É importante a gente meditar os mistérios do terço. Você encontra os mistérios em nossos livros de orações porque pelos mistérios do terço nós meditamos os mistérios da vida de Cristo. Então, além de ajudar na concentração, os mistérios enchem o terço e o rosário de significado, ajudam a adorar a Deus, a venerar a mãe de Jesus Cristo e contemplar os mistérios da vida de Cristo. E enquanto a boca repete as mesmas palavras, a cabeça fica quieta e o coração, em silêncio, sintoniza com Deus.”

Publicidade