Ouvidorias recebem 65 reclamações dos serviços de saúde
GeralSaúde
As Ouvidorias de Saúde de Coronel Domingos Soares e Palmas receberam mais de 60 manifestações ao longo do ano passado. O papel do órgão é receber as demandas e encaminhá-las aos responsáveis pelas soluções. Os processos servem para identificar falhas e promover intervenções necessárias.
Em Coronel Domingos Soares as oito reclamações foram sobre relacionamento interpessoal(02), reclamações de atendimentos (05) e sobre deficiências de equipamentos(01). Os usuários do sistema público de saúde apontaram questões relacionadas a ação de profissionais e procedimentos do Departamento de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde(CONIMS) e prestador de serviço hospitalar.
Conforme a Ouvidora, Jakeline Aparecida Matias, todas essas questões chegaram ao conhecimento dos gestores para ações de melhoraria os serviços e da estrutura ofertada.
No município de Palmas entre maio de 2018 e janeiro deste ano, o órgão registrou 57 procedimentos. Do total, 55 foram reclamações e dois elogios aos trabalhos desenvolvidos pelo Setor Público de Saúde de Palmas.Conforme o Ouvidor, Fernando Marcondes, a maioria das questões estavam relacionadas a falta de médicos e medicamentos nas unidades de saúde. “Acolhemos todas as demandas, elaboramos os procedimentos e os encaminhados ao gestor para que tomasse as providências”, disse ele.
Esclareceu que não é a ouvidoria que resolve os problemas, como muitos pensam. O órgão é um canal que o cidadão tem para informar sobre a prestação do serviço público. Para Marcondes é fundamental que o cidadão utilize deste serviço, não só para reclamar, mas também oferecer sugestões para a melhoria das condições.
SERVIÇO
Coronel Domingos Soares – As reclamações podem ser encaminhadas ao email: ouvidoriamunicipal.cds@gmail.com, pessoalmente na prefeitura ou via telefone (46) 32541164.
Palmas – A Ouvidoria da Saúde funciona na Unidade Central de Saúde. O acesso é feito via telefone (46) 32631068; pessoalmente ou pelo email ouvidoria@pmp.pr.gov.br;