Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Onda Sul FM de voz e cara nova

Emissora do Grupo RBJ apresenta aos ouvintes a nova identidade sonora e visual

CotidianoRBJ TV e Especial Publicitário

por Marcelo Marcos

Wallpaper_Branco
Publicidade

Desde a sua fundação em 15 de agosto de 2008, a Rádio Onda Sul FM, fortalece sua missão de contribuir e se tornar referência para a radiodifusão paranaense. Com uma visão moderna e sem perder a referência em seus valores, o Grupo RBJ aposta cada vez mais no veículo chamado rádio.

[Grupo RBJ de Comunicação] Onda Sul FM de voz e cara nova — Diretor do Grupo RBJ, Padre Valdecir Bressani
Diretor do Grupo RBJ, Padre Valdecir Bressani

A Onda Sul FM, já passou por reformulações em sua grade de programação, marca e até mesmo identidade sonora e visual, mas nenhuma delas foi tão abrangente quanto a proposta apresentada para os ouvintes nesta segunda-feira dois de maio de 2022.

A nova plástica e identidade visual está sendo construída desde o início do ano com a elaboração comandada pelo diretor do Grupo RBJ e da Rádio Onda Sul, Padre Valdecir Bressani.

A proposta foi discutida internamente com os coordenadores de cada área, criadores e colaboradores. Reciclagem e modernização fazem parte do dia a dia das empresas, também no campo da comunicação. Apresentar uma nova identidade sonora da rádio significa qualificar o rádio naquilo que ele é!, afirmou o diretor do Grupo RBJ, Padre Valdecir Bressani

Publicidade
Publicidade

O diretor da emissora ainda definiu a nova plástica como mais agradável. “Toda a geração de conteúdo precisa ser entregue ao ouvinte de um modo que seja sempre mais agradável e prazeroso ouvi-lo. Redesenhar a logomarca Onda Sul foi uma exigência da própria internet com as diferentes plataformas e redes sociais. ” Afirmou Bressani.

Seguindo a tendência atual que envolve grandes marcas, fazer com que nosso público se identifique cada vez mais com esta marca que muito representa no campo da radiodifusão paranaense. Não mudamos por moda, mas por necessidade e para estar em sintonia com as mudanças que estão desafiando também o mundo da comunicação.

[Grupo RBJ de Comunicação] Onda Sul FM de voz e cara nova — Tom Santos, coordenador artístico da emissora
Tom Santos, coordenador artístico da emissora

Tom Santos, coordenador artístico da emissora, destacou que a nova identidade sonora pode ser elencada em três pontos: A primeira é objetividade, a segunda é assimetria e a terceira é uma sonoridade mais agradável. Segundo a coordenação, a emissora vai se tornar uma rádio ainda mais simples e fácil de se entender:

A rádio vai ser atual, moderna e atualizada. Nosso ouvinte sempre vai entender o que estiver no ar.”

NOVA INDENTIDADE VISUAL
O pacote de uma nova estrutura plástica, apresentou mudanças em todas as identidades artísticas de programas, vinhetas, entre outros materiais sonoros do dia-a-dia da emissora.

[Grupo RBJ de Comunicação] Onda Sul FM de voz e cara nova

Como parte de uma nova roupagem, a Rádio Onda Sul FM também está compartilhando com os ouvintes sua nova identidade visual, lançada oficialmente nesta segunda-feira (2), junto com as mudanças na identidade sonora da casa.

Publicidade
Publicidade

 

A marca agora apresenta uma arte pensada também no impacto do mundo digital e online, além de um novo símbolo para a emissora que tem sua segmentação no off-line a marca passa a ser melhor apresentada também nas plataformas online.

[Grupo RBJ de Comunicação] Onda Sul FM de voz e cara nova — Publicitário e criador da nova marca, Mazinho Bertazo
Publicitário e criador da nova marca, Mazinho Bertazo

Para a marca e identidade visual da Rádio Onda Sul FM o principal objetivo foi deixar ela moderna e humana, e acima de tudo transmitir seriedade, por isso o publicitário Mazinho Bertazo, decidiu manter as cores azul e vermelho, por respeitar a história dos 14 anos da emissora.

Com a tipografia de caixa-baixa, a nova marca traz proximidade junto com traços arredondados, que tornam a marca moderna. O círculo está em presente em todos as suas letras, simbolizando perfeição, união e também a plenitude, além de representar o movimento e a expansão.

Publicidade
Publicidade

“A letra “S” está em evidência, apontando para cima e para baixo, simbolizando crescimento para todos os lados e a continuidade. O desenho da letra “S” remete a onda, as curvas, a transmissão e da fluidez pra marca.”

No sábado pela manhã o assunto foi apresentado aos ouvintes no programa Além da Notícia pela Direção da Emissora:

Publicidade