Obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Palmas são retomadas
De acordo com a Sanepar, o novo contrato segue dentro dos prazos regulares de execução.
Geral

As obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Palmas, Sul do Paraná, estão em andamento, após enfrentarem dificuldades que resultaram na paralisação do projeto.
A construtora inicialmente contratada abandonou o serviço, deixando fornecedores locais no prejuízo. Somente em outubro do ano passado uma nova empresa foi selecionada para dar continuidade ao trabalho.
Sanepar assina novo contrato para construção de estação de tratamento de esgoto de Palmas
De acordo com a Sanepar, o novo contrato segue dentro dos prazos regulares de execução. No momento, a empresa está na fase final de aprovação do projeto da estrutura metálica da estação. Esse modelo de ETE varia conforme o fornecedor, o que exigiu ajustes técnicos antes do início da fabricação e posterior instalação.
A nova estação está sendo construída dentro da área reivindicada pela comunidade quilombola Tobias Ferreira, na região do Pitanga. Segundo a Sanepar, o processo de aprovação enfrentou desafios devido a essa questão, mas a situação já foi resolvida, permitindo a continuidade da obra. De acordo com a companhia, a construção da tubulação que fará a interligação entre a atual estação de esgoto, no bairro Santa Cruz, e a nova ETE terá inicio no mês de março.
A Prefeitura de Palmas poderá integrar parte deste projeto. Por meio de acordo entre a Sanepar e a comunidade quilombola, ficou definida a construção de um Centro Comunitário no bairro Pitanga como uma forma de compensação. De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, Marcos Gomes, uma das possibilidades em discussão é que a Sanepar repasse os recursos para o município, que então assumiria a responsabilidade pela construção do espaço.