Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de abril de 2024
Rádios

Obra na estação de tratamento da Sanepar deve reduzir problema antigo de mau cheiro

Moradores dos bairros Presidente Kennedy e Cango convivem com o problema há décadas

Cotidiano

por Lucas Maciel

normal_ETA_2944
Foto: Sanepar/Reg.Fco.Beltrão
Publicidade

A estação de tratamento de esgoto da Sanepar em Francisco Beltrão foi instalada em 1978 no bairro Presidente Kennedy entre as ruas Xerém e João Pessoa. De lá pra cá muita coisa mudou, além da demanda de água tratada, antes também haviam poucos moradores aos arredores da estação em sua maioria trabalhadores da Cango. Hoje em dia 60% da água de esgoto de Francisco Beltrão é tratada na estação e os investimentos feitos no local tornam praticamente inviável uma mudança de local.

Apesar disso os bairros Cango, Guanabara e Presidente Kennedy cresceram envolta da estação de tratamento e com o aumento da demanda também surgiu o problema do mau cheiro gerado quando é feita a manutenção e a descarga do lodo e a matéria digerida pelos reatores. A intensidade do mau cheiro varia de acordo com o clima, em dias mais quentes o processo dura menos mas durante o inverno este material demora para secar e os odores são notados em períodos mais longos.

Segundo o gerente regional da Sanepar Valdir Dalsente, está prevista para aos próximos 30 dias uma obra no reator onde foi feita uma limpeza e posteriormente recolocada as placas que agora serão vedadas para evitar a saída de odores.

 

Publicidade