Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de julho de 2025
Rádios
Publicidade

O Brasil se encontra em Palmas

Mais de 5 mil palmenses são oriundos de outros estados do Brasil. Todas as regiões estão representadas no município.

Geral

por Guilherme Zimermann

mapa_brasil_palmas
Publicidade

O município de Palmas, Sul do Paraná, tem mais de 10% da sua população nascida em outros estados do Brasil. Todas as regiões do país estão representadas no município, de acordo com dados de migração divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Censo Demográfico de 2022 apurou uma população de 48.247 pessoas em Palmas, sendo que 42,8 mil informaram ter nascido no Paraná – em Palmas e outros municípios do estado. Os outros 5,4 mil são oriundos de outros estados, sendo o principal deles, Santa Catarina. Quase 3,5 mil barrigas-verdes adotaram Palmas como residência.

Na sequência vem o Rio Grande do Sul, com 1 mil gaúchos de nascimento morando em Palmas. Do estado de São Paulo, 239 pessoas vieram morar no município. Da região Centro-Oeste, Mato Grosso, com 79, e Mato Grosso do Sul, com 71 moradores, também estão representados. Há ainda, 11 moradores de Palmas que informam terem nascido em Goiás.

Os cearenses (65) e mineiros (61) também estão em Palmas. Da terra do tacacá, o Pará, são mais de 50 residentes em Palmas. Do Rio de Janeiro a Roraima, do Maranhão ao Acre, Palmas também acolheu moradores.

[Grupo RBJ de Comunicação] O Brasil se encontra em Palmas

Os únicos estados que, segundo o IBGE apurou no Censo 2022, não possuem representantes em Palmas são Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Amapá e Amazonas, além do Distrito Federal.

Considerando o período entre 2012 e 2022, o município de Palmas recebeu 5,6 mil migrantes, sendo 3 mil oriundos de outros municípios do Paraná. De Santa Catarina, quase 1,9 mil se mudaram para o município, que recebeu também 200 paulistas e mais de 130 gaúchos no período.

Publicidade
Publicidade
Publicidade