Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
14 de junho de 2021
Rádios

Núcleo de Estudos do IFPR Palmas publica manifesto contra o racismo

Geral

por Guilherme Zimermann

black-live-matter-5278646_1920
Publicidade

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná publicou um manifesto (acesse aqui), na última semana, apresentando seu posicionamento em torno dos últimos acontecimentos envolvendo a população negra, tanto no Brasil, como também em âmbito internacional.

Para a pedagoga Maria Isabel Cabral da Silva, ainda é inquietante a discussão do racismo e de inclusão no Brasil. “Nós vivemos ainda no mito da igualdade racial. Nós não somos iguais. Precisamos nos entender como diferentes, dotados de especificidades que precisam ser atendidas na sociedade”, afirma.

É nesse sentido que o trabalho do Núcleo é desenvolvido. Conforme a professora Márcia Biazek, o objetivo é discutir, dentro do Instituto Federal, questões étnico-raciais e de inclusão, uma vez que o Campus Palmas possui grande parte de sua comunidade acadêmica miscigenada. “As questões étnico-raciais são muito profundas, muito complexas e não podem ser tratadas de forma rasa. O Núcleo pretende juntar forças para aprofundarmos esses conhecimentos e atender essa população da melhor forma”, considera. Ouça no player abaixo a entrevistas das docentes à Rádio Club de Palmas:

Publicidade