Novo curso do IFPR de Coronel Vivida deve ser na área de agricultura, aponta audiência pública
O encontro reuniu moradores, lideranças e representantes de diversos setores
Educação e Cultura
por Edson Zuconelli
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus de Coronel Vivida promoveu, na noite desta segunda-feira (13), uma audiência pública no Centro Cultural Benedito Rakowski, em Coronel Vivida, para ouvir a comunidade sobre a implantação de um novo curso técnico integrado ao ensino médio.
O encontro reuniu moradores, lideranças e representantes de diversos setores, que puderam opinar e sugerir áreas de interesse para a ampliação da oferta educacional no município.
De acordo com o diretor do campus, Paulo Fortes, a iniciativa surge a partir do crescimento da instituição e da demanda da própria comunidade. “Nós chegamos a um momento no campus em que percebemos a necessidade de um novo curso técnico de nível médio. A unidade já se consolidou em Coronel Vivida e na região, mas temos visto possibilidade de ampliação”, destacou.
Segundo Paulo, a audiência pública é fundamental para garantir a participação popular nas decisões. “O IFPR é uma instituição pública, gratuita, mantida com dinheiro do povo. Então a população precisa estar nesse processo, de forma democrática e transparente”, enfatizou.
Durante o encontro, o eixo tecnológico de recursos naturais foi o mais bem avaliado pela comunidade. “A audiência nos demonstrou que essa área foi muito bem aceita. Dentro desse eixo, podemos ter cursos como técnico em agricultura, agropecuária, agronegócio ou agroecologia”, explicou.
Agora, uma comissão do próprio campus vai continuar os estudos para decidir qual curso será implantado. A ideia é que, depois das aprovações e da organização necessária, o novo curso comece a ser oferecido em 2027.
(Fonte: Francione Pruch/Pallotti FM)