Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de março de 2024
Rádios

Nesta segunda-feira é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos

Hospital São Francisco de Francisco Beltrão é referência no Sudoeste

Saúde

por Angela Maria

DSC_0042
Publicidade

A campanha Setembro Verde, realizada ao longo do mês, tem o intuito de sensibilizar a população para a doação de órgãos. Dizer “sim” após a perda de um ente querido pode ser doloroso, mas também pode mudar a vida de milhares de pessoas que esperam por um transplante.

Em Francisco Beltrão, o Hospital São Francisco é referência na captação de órgãos para a Oitava Regional de Saúde. A psicóloga Caroline Garçoa, uma das integrantes da equipe de captação, garante que apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, a doação de órgãos ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar.

“As famílias que acabaram recusando a doação, por exemplo nesse ano de  2021, nós percebemos que foram famílias que nunca tinham conversado sobre a doação de órgãos”, pontua Caroline.

Hoje, a legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade.

Publicidade
Publicidade

Segundo o coordenador da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott),  Nilson Naiz, em 2020 o índice de aceitação das famílias foi de 100%. “Teve 12 pacientes que evoluíram pra morte encefálica e desses, sete poderiam ser doadores de órgãos, então na abordagem depois desse protocolo fechado e conformado como morte encefálica a gente teve 100% de aceite e pode ajudar outras pessoas”.

O Hospital São Francisco, neste dia importante, preparou um vídeo com um depoimento de uma filha, que juntamente com sua família optou por doar os órgãos de seu pai. Acompanhe:

 

Publicidade