Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
14 de abril de 2021
Rádios

Mutirão da dengue tem início em Marmeleiro

Saúde

por Evandro Artuzzi

SONY DSC
SONY DSC
Publicidade

A prefeitura de Marmeleiro, juntamente com o Departamento Municipal de Saúde,  começou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, o Mutirão de Combate á dengue. As equipes se reuniram no pavilhão da comunidade do bairro Alvorada e após receberem as orientações seguiram a campo. O vice-prefeito, Altair Gabriel, representando o prefeito Jaimir Gomes, que está em Curitiba, e a Diretora Municipal de Saúde, além de diretores municipais  acompanharam  as ações do Mutirão.  O trabalho está sendo realizado  em parceria com os Departamentos de Viação e Obras, Urbanismo, Meio Ambiente,  Administração Municipal, Saúde com a Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador; agentes comunitários de saúde e agentes de endemias e da Guarda São Cristóvão.

O mutirão teve inicio pelo bairro Alvorada e até sexta-feira segue para o Cophamar,  Jardim Bandeira e centro da cidade.  A Diretora Municipal de Saúde  explicou que  em novembro, dezembro e janeiro conforme foram surgindo as 23 notificações de casos suspeitos  a vigilância ambiental  fez o bloqueio imediato  em 9 quarteirões , em diferentes bairros da cidade e também do centro por isso,” nesse momento o trabalho será  feito pelas equipes em locais  que ainda não  passaram”. Os agentes estarão fazendo toda a remoção de possíveis criadouros e orientando a população para combater o mosquito da dengue.

Este ano, Marmeleiro não registrou nenhum caso de Dengue confirmado  mas  “nosso objetivo  é baixar o índice de infestação do mosquito que é  de 2.4 para zero, por isso estamos fazendo o mutirão com essa atividade coletiva par anão  enfrentarmos uma possível epidemia da doença, conforme estão prevendo o Estado do Paraná”, esclareceu Marilene.

E a Diretora de Saúde convoca a população para o combate ao mosquito “porque é importante que  cada  pessoa faça a sua parte, limpando o , verificando calhas , objetos e utensílios  que possam ser um criadouro do mosquito. A Dengue mata  e  o combate a doença não é apenas responsabilidade  da Saúde ou da Administração Municipal  e sim de todos os moradores do município  mas, é preciso que cada seja consciente e responsável e faça a sua parte  para combater o mosquito da dengue”.

Publicidade
Publicidade

Fonte: Assessoria 

Publicidade