Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de abril de 2024
Rádios

Museu de Palmas, esquecido como a história que guarda

Hoje, 18 de Maio, é Dia Internacional dos Museus

Cotidiano

por Ivan Cezar Fochzato

61ca7c1a-5c56-43be-8a1b-b4cbdc15a197
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Museu de Palmas, esquecido como a história que guarda — O Museu foi criado 1979, na comemoração do no centenário do município
O Museu foi criado 1979, na comemoração do no centenário do município
[Grupo RBJ de Comunicação] Museu de Palmas, esquecido como a história que guarda — O Registro no Cadastro Nacional de Museus foi atualizado no último dia 11 de Maio de 2021.
O Registro no Cadastro Nacional de Museus foi atualizado no último dia 11 de Maio de 2021.

Tombado, há cinco anos, pelo Patrimônio Cultural do Paraná, o Museu Histórico Professor José Alexandre Vieira, ainda não foi contemplado com investimentos governamentais assegurando a preservação do patrimônio material e imaterial.

Visando a obtenção de recursos em outras esferas de governo, em 2012, o município solicitou o tombamento do prédio de aproximadamente 120 anos. O Conselho Estadual de Cultura deu parecer favorável em meados de 2016.

Conforme legislação, o imóvel pertence ao município, entretanto, as eventuais melhorias devem seguir critérios e anuência da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), órgão da Secretaria de Estado da Cultura, que tem como atribuições as ações necessárias ao tombamento, à restauração, à conservação e à divulgação desses bens culturais.

No primeiro mandato do atual governo municipal foi apresentado um projeto para a obtenção de R$ 500 mil para reformas e melhorias estruturais, sem êxito no pleito.

Publicidade
Publicidade

O Museu, que também já abrigou o Forum do Tribunal de Justiça do Paraná na Comarca, guarda atualmente mais de duas mil peças catalogadas. O acervo materializa os elementos da chegada dos primeiros bandeirantes à região; a formação de fazendas, o período escravocrata no município, as aldeia indígenas, tropeirismo, elementos religiosos, da trajetória política, econômica, antropológica desta região, com registros datados 1719.

Publicidade