Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Municípios do Sudoeste em situação de alerta para epidemias de dengue, zika e chikungunya

Saúde

por redação

Publicidade

Os municípios de de Nova Prata do Iguaçu, Ampére, Pérola do Oeste, Realeza e Bela Vista da Caroba, Sudoeste do Paraná, estão em situação de alerta para epidemias de dengue, chikungunya e zika. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Saúde, através do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em 2,2 mil municípios.

Por meio desse levantamento é aferido o Índice de Infestação Predial (IIP), que é obtido a partir da coleta de larvas em todos os imóveis com focos de mosquitos e calculado com base no percentual de imóveis positivos em relação aos imóveis pesquisados – Ex: IIP = (Imóveis positivos x 100) /  Imóveis pesquisados.

Índices entre 0 e 0,9 são considerados satisfatórios. Entre 1,0 e 3,9 estão em alerta e acima de 3,9 são considerados municípios em risco de epidemia. Nova Prata apresentou IIP 2,7; Ampére, 2,3; Pérola do Oeste, 1,6; Realeza, 1,5 e Bela Vista da Caroba, 1,3.

Atualmente a pesquisa é feita por adesão, mas  o ministro da saúde, Ricardo Barros afirmou haver uma proposta de se transformar, para o próximo ano, o LIRAa em obrigatório a todos os municípios.

Publicidade
Publicidade

Conforme ele, a maior preocupação deste ano é com chikungunya, por tratar-se de “uma doença incapacitante, gera muitas dores, as pessoas requisitam auxílio-doença, custa caro para o governo”. O ministra afirmou esperar que o trabalho de combate ao mosquito nos próximos meses seja eficaz.

Publicidade