Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Municípios da região receberão médicos cubanos do Mais Médicos

PALMAS

Saúde

por redação

Publicidade

Na próximo mês um médico  cubano  estará iniciando suas atividades junto ao setor de saúde pública em Palmas, sul do Paraná. É o primeiro profissional a ser designado pelo Programa Mais Médicos ao município e estará atuando na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Sebastião do Rocio, atualmente sem profissional.

Além de Palmas,  na região os municípios que estarão recebendo os novos profissionais são Barracão, Bom Jesus do Sul, Candói, Pérola do Oeste, Pinhão e Pranchita. O grupo atualmente está fazendo curso em Brasília, e chegará ao estado entre os dias 2 e 3 de dezembro.

O cronograma prevê que os médicos comecem a atuar no dia 09 de dezembro.Os profissionais recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo ministério. Os municípios devem garantir alimentação e moradia aos selecionados. Os médicos já receberam tablets com informações do Ministério da Saúde e os protocolos de atendimento médico praticados no país.

Os médicos cubanos recebem diretamente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que fica com uma parte do dinheiro repassada pelo Brasil.Atualmente atuam no Paraná 136 médicos cubanos, em 32 municípios. Outros 104 chegam para ampliar  o quadro de cidades já beneficiadas pelo programa federal.Em todo o Brasil, 3 mil médicos cubanos estão recebendo treinamento para irem a campo nos próximos dias.

Publicidade