Municípios da região de Palmas são alvos de operação ambiental
Operação Quaresma II foi deflagrada pelo Instituto Água e Terra. Mais de R$ 1,2 milhão foram aplicados em multas.
Meio Ambiente

Os municípios de Coronel Domingos Soares, General Carneiro, Bituruna, Mangueirinha e Pinhão foram alvos da Operação Quaresma II, deflagrada pelo Instituto Água e Terra (IAT) na última semana do mês de março.
O foco da operação foi o combate a pesca predatória e o uso de equipamentos proibidos. Outros oito municípios também foram alvos da operação. De acordo com escritório do IAT de União da Vitória, houve a lavratura de 25 notificações e 16 Autos de Infração Ambiental, com a aplicação de R$ 1,2 milhão em multas.
De acordo com o levantamento, foram abordadas 97 embarcações. Entre os materiais apreendidos e recolhidos por estarem fora da lei, há 3,4 mil metros de redes de malhas diversas, anzóis de galhos, varas com molinetes, galões de ceva e tarrafas.
Além da questão dos peixes, a operação atuou em alertas de desmatamento ilegal. Foram identificados 119,6 hectares de supressão de vegetação em estágio médio; 19,3 hectares em estágio inicial; 13,8 hectares de área de preservação permanente, além do corte de 149 araucárias, espécie que corre risco de extinção. Houve, ainda, fiscalização de serrarias móveis, fornos de carvão e de construções irregulares. Uma serraria móvel foi apreendida.
Fonte: AEN