Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Município de Palmas abre propostas de licitação para compra de notebooks e tablets

Equipamentos serão destinados a professores e alunos da rede municipal de ensino.

Educação e Cultura

por Guilherme Zimermann

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Foto ilustrativa (Autor: stem.T4L / Unsplash)
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Foram abertas nesta sexta-feira (18), as propostas do processo licitatório para a compra de notebooks e tablets para professores e alunos da rede municipal de ensino de Palmas.

A licitação tinha um valor máximo de R$ 5,39 milhões. Os descontos chegaram a quase 32% e o município pagará R$ 3,67 milhões por 340 notebooks e 2.225 tablets.

O certame foi dividido em quatro lotes – dois de ampla concorrência e dois reservados a MEI’s (Microempreendedores Individuais), microempresas e empresas de pequeno porte.

Os lotes 1 e 3, destinados à compra dos notebooks foram arrematados pela RMG Tecnologia Integrado, empresa sediada na cidade de São Paulo. O lote 1 previa a compra de 255 notebooks e foi arrematado pelo valor de R$ 1,147 milhão. Nesse lote, o município pagará R$ 4.499,58 por cada equipamento. Pelo lote 3 são mais 85 notebooks, que custarão R$ 380,9 mil – R$ 4.481,62 cada.

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Os notebooks oferecidos pelo fornecedor são do modelo Positivo Vaio FE15, com 8 gigabytes de memória RAM, 256 gigabytes de armazenamento interno SSD e processador Intel Core I5.

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Os lotes 2 e 4 referem-se à compra de 2.225 tablets e foram arrematados pela Fabbro IT Indústria, Comércio e Distribuição de Equipamentos, empresa de São José dos Pinhais. A proposta vencedora do lote 2 teve valor de R$ 1,62 milhão por 1.669 tablets. O valor unitário ficou em R$ 970,64. O lote 4 foi arrematado por R$ 528,1 mil por 556 tablets, cerca de R$ 949,82 por cada aparelho. Os tablets que serão fornecidos são da marca Samsung, modelo T290, com tela de 8 polegadas, memória RAM de 2 gigabytes e armazenamento de 32 gigabytes.

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De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a aquisição dos equipamentos se faz necessária, principalmente pela adoção do formato de ensino híbrido nas escolas municipais, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Justifica a pasta que o ensino híbrido é uma metodologia que mescla momentos em que o aluno estuda sozinho, através de ferramentas virtuais, com atividades presenciais na escola.

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Levando em consideração as condições da maioria dos estudantes, que não tem acesso a recursos tecnológicos, a Secretaria entendeu ser necessária a compra de tablets para os alunos e notebooks para os professores, ampliando a possibilidade de acesso às aulas virtuais por todos os alunos.

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