Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de janeiro de 2022
Rádios

Morador de Palmas aproveitou pandemia para desenvolver sua paixão pela astronomia

Projeto é construir um planetário e levá-lo às escolas e oportunizar a observação aos interessados.

Geral

por Elvin Santos

EMERSOM SOUZA
Publicidade

De sua casa, o capixaba, Emerson Souza, aproveitou o tempo da pandemia para se dedicar ao hobby pelo qual é apaixonado desde a infância: a astronomia. Morando em Palmas há mais de 20 anos, aprendeu muito sobre o céu, as estrelas e os astros pesquisando sozinho em livros e internet.

[Grupo RBJ de Comunicação] Morador de Palmas aproveitou pandemia para desenvolver sua paixão pela astronomia

Astrônomo amador, utiliza as redes sociais para compartilhar suas observações com regular frequência, principalmente à noite. Além das imagens publica seus relatórios manuscritos, método utilizado como forma de incentivar as crianças a escreverem, prática atualmente restrita ao âmbito escolar.

Embora tenha aprendido  sozinho, Souza fez diversos cursos e aulas online com renomados astrônomos para aprimorar conhecimentos,  baseados na matemática e física, para ver e fotografar a lua, estrelas, planetas.

[Grupo RBJ de Comunicação] Morador de Palmas aproveitou pandemia para desenvolver sua paixão pela astronomia

Conta que está aguardando materiais, que virão através de parceria com pesquisadores do interior de São Paulo, para desenvolver um projeto junto a estudantes de Palmas, que acabam tendo conhecimento de astronomia, bastante restrito, através de conteúdos escolares. Explicou que pretende construir um planetário para levar esse conhecimento e a possibilidade de observação astronômica aos interessados. Ouça entrevista com Emerson Souza.

Publicidade
Publicidade

Publicidade