Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de abril de 2021
Rádios

Ministério Público visita comércio de Marmeleiro

EconomiaSegurança

por Angela Maria

FOTO 16
Publicidade

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Marmeleiro, em conjunto com a Prefeitura, Departamento Municipal de Saúde, ACIMAR-Associação Comercial de Marmeleiro e Polícia Militar, realizou na quinta-feira, 23, uma ação conjunta de conscientização e fiscalização.  Participaram da ação o Promotor de Justiça da Comarca, Arthur Jonas Mendonça e Araújo; o Prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes; a Diretora Municipal de Saúde, Marilene Romio; o presidente da Acimar, Claudinei Brambilla, e o soldado Apolo, da Polícia Militar.

O grupo visitou os principais estabelecimentos de supermercados da cidade. Além de conversar com os comerciantes, eles verificaram se as orientações do Decreto municipal n° 3.100, de 14 de abril de 2020, que dispões sobre as normas de observância obrigatória para funcionamento das atividades empresariais e produtivas em razão da pandemia da COVID-19, estão sendo cumpridas.

Após a visita e observar as ações executadas no estabelecimento, o promotor também solicitou que cada empresário assinasse um ofício, em que o comerciante se compromete a cumprir rigorosamente  o que está estabelecido no decreto.   Nos próximos dias, o Ministério Público também pretende visitar as instituições bancárias e lotéricas de Marmeleiro.

Durante a orientação aos comerciantes, o Promotor reforçou que as medidas básicas não sejam ignoradas como: o uso de máscaras; que as pessoas não podem ir ao supermercado  sem máscara, que passem álcool gel sempre que  forem entrar no estabelecimento; que respeitem as orientações dos comerciantes; que evitem sair de casa desnecessariamente; evitem  que pessoas da mesma família vão até o supermercado, basta uma pessoa só.

Ao finalizar a visita, o promotor fez um alerta para que as atividades produtivas permaneça em funcionamento: “Infelizmente a gente observa que a população ainda não se conscientizou a respeito da seriedade e gravidade do problema. Basta andar pelas ruas que você vai ver as pessoas sem máscara, e isso precisa melhorar. Os próprios  comerciantes precisam entender o seu compromisso, a seriedade  que o momento impõe e também  as consequências que o descumprimento pode trazer pra eles. Por mais  difícil que seja se adaptar a essa situação,  penso que  mais difícil ainda será ter a sua atividade interrompida”. E foi enfático ao dizer que “a atividade econômica cumpre uma função social, por isso que hoje nós ainda entendemos que é possível manter essa atividade funcionando  mas, se  tiver colocando a população em risco, aí  sim, nós teremos de tomar medidas mais drásticas”.

E lembrou que todo o tipo de aglomeração deve ser evitada: “Por mais boa vontade que o Município tenha, e por mais eficiente que seja o trabalho do Departamento de Saúde, a gente sabe que se houver uma contaminação geral da população, nós não teremos condições para atender a toda a população e é por isso que  precisamos  evitar e retardar ao máximo  o contagio do coronavírus”, chamou a atenção o Promotor de Justiça .

O Prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, lembrou que “a Administração Municipal tem feito um trabalho intenso com o Departamento Municipal de Saúde, e esse apoio do Ministério Público dá mais força para a gente trabalhar na conscientização das pessoas para que  todos entendam a gravidade  dessa  doença, e juntos, possamos  enfrentar essa  pandemia evitando ao máximo a contaminação das pessoas e que não haja nenhuma morte em nosso Município”.

Assessoria
Publicidade