Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

MPT pede suspensão de retorno de servidores às repartições municipais de Palmas

Geral

por Guilherme Zimermann

24879873_911778558984704_4006207681630714478_o
Publicidade

O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação ao município de Palmas para que seja suspenso o retorno de servidores às atividades presenciais nas repartições públicas. O documento foi publicado na manhã desta quarta-feira (27), pela Procuradora do Trabalho, Luísa Carvalho Rodrigues.

A recomendação considera diversos aspectos da legislação trabalhista e orientações de órgãos de saúde, diante da pandemia do novo coronavírus. Conforme o MPT, o município deve suspender o retorno de trabalhadores ao trabalho presencial, ressalvados os serviços públicos considerados essenciais e que efetivamente o atendimento presencial.

Pontua que o município deve cumprir os Decretos Municipais expedidos relativos à suspensão das atividades presenciais, inclusive com relação aos profissionais da educação. A decisão do Ministério Público ocorre após manifestação do Sindicato dos Professores Municipais de Palmas (leia nota), informando a convocação de professores para o retorno às atividades nas escolas nesta semana.

Ainda na recomendação, o MPT orienta o município a garantir, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública, a realização do regime de teletrabalho para todo o pessoal civil nas hipóteses em que, de fato, pode ser adotado sem prejuízo à realização dos serviços, abstendo-se de determinar o retorno dos servidores ao trabalho presencial, sem a devida recomendação técnica de órgãos de saúde.

Publicidade
Publicidade

No documento, o MPT determina prazo de 48 horas para que o município apresente sua manifestação e documentos quanto ao cumprimento das obrigações, assim como informar todas as medidas adotadas.

Ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club/RBJ, a procuradoria do município informou que, até a publicação da reportagem, não havia recebido qualquer notificação sobre a referida recomendação.

Publicidade