Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Ministério Público ajuíza contra 15 pessoas por compra de votos em Saudade do Iguaçu

GeralSegurança

por redação

Publicidade

A Promotoria de Justiça Eleitoral de São João, Sudoeste do Estado, ajuizou nesta quarta-feira (23) representação eleitoral contra 15 pessoas em Saudade do Iguaçu, no Sudoeste paranaense, suspeitas de compra de votos nas eleições municipais. Entre os réus, estão o prefeito, o vice-prefeito, sete vereadores, a secretária de Assistência Social e servidores públicos.

A ação decorre da Operação Amianto – conduzida pelo núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Ministério Público Eleitoral –, deflagrada em 8 de novembro, quando foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva em Saudade do Iguaçu. Durante as investigações, o Ministério Público encontrou fortes indícios de compra de votos por parte do grupo político requerido, principalmente com a oferta de material de construção e reforma de casas a eleitores.

Tendo em vista a gravidade dos delitos e os fortes indícios de que os investigados estejam maquiando, destruindo ou suprimindo documentos e outros elementos de prova, o Ministério Público pediu cautelarmente o afastamento imediato de todos os agentes públicos investigados de seus respectivos cargos. No mérito, requer a cassação dos registros ou diplomas dos eleitos, bem como a inelegibilidade de todos os réus por oito anos. A representação (inclusive o pedido liminar de afastamento dos envolvidos de seus cargos) aguarda apreciação do Juízo Eleitoral da 151ª Zona.

Publicidade