Um áudio com informações falsas sobre um possível rompimento da barragem de uma hidrelétrica afetando a localidade de Porto Santana, no sudoeste do Paraná, está sendo repassado pelo WhatsApp. O áudio cita a Tractebel, empresa que não existe mais desde 2016 e que hoje é denominada ENGIE, proprietária de duas usinas no rio Iguaçu: Salto Osório e Salto Santiago.

A Empresa informa que a geração de energia está normal, com todos os geradores disponíveis para operação. O reservatório de Salto Santiago está com 35% de sua capacidade. “Em função das chuvas, o nível está subindo, mas gradativamente, sem qualquer anormalidade”, explica o gerente da Regional do Rio Iguaçu, Marcelo Schultz, acrescentando que os vertedouros de ambas usinas estão fechados. “Em Salto Osório, usina que está sendo modernizada, estamos com cinco geradores disponíveis e um em manutenção”, complementa o gerente.

A segurança das barragens constitui uma preocupação permanente para a ENGIE Brasil Energia. A Empresa adota uma filosofia que atende integralmente a legislação vigente, bem como os princípios internacionais de segurança. Todas as barragens da ENGIE passam por inspeções técnicas de rotina e são fiscalizadas pela Aneel – Agência, Nacional de Energia Elétrica.

Fonte: Assessoria Engie com foto de arquivo