O outono começou oficialmente às 7h29 desta segunda-feira (20) e termina em 21 de junho. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as chuvas devem ocorrer conforme o esperado para a estação. As temperaturas devem permanecer dentro das médias históricas, mesclando dias quentes e frios com diferenças entre as regiões.

Para o Sul do Paraná, incluindo Palmas, a média histórica para o abril é de chuva variando entre 85-140 milímetros; emperatura mínima, 13,2ºC; e máximas de 23,8ºC. Para Maio, 10,3ºC 21,1ºC, respectivamente. Em Junho, a média para a mínima 8,6ºC e a máxima 19,5ºC.

Para a região Sudoeste do Paraná, o Simepar aponta para o mês de abril média de chuva entre 110 e 200 milímetros e temperaturas 14,7ºC(mínima) e 25,2ºC(máxima).Conforme o meteorologia, Cezar Duquia, existe a possibilidade de ocorrer precipitações ligeiramente acima do normal no Oeste, em parte do Sudoeste e do Centro em direção ao Norte.

Devido ao relevo e à posição geográfica do Paraná, historicamente o outono apresenta redução das chuvas e variações bruscas das temperaturas. Este ano a maioria dos modelos meteorológicos projeta El Niño Oscilação Sul (ENOS) neutro até o início do inverno com 75% de probabilidade. Este fenômeno climático é aguardado para o segundo semestre deste ano. Ele altera drasticamente as Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial, podendo afetar o comportamento do clima em diferentes partes do planeta.

Em 2016, os primeiros dias de frio intenso em Palmas, foram registrados entre os dias 26 e 30 de abril, quando as temperaturas  mínima  variaram de 0,6ºC e 1’9ºC, com a presença das primeiras geadas do ano.