O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, destacou em seu perfil na rede social[ facebook] o Parque da Gruta em Palmas, sul do Paraná, como um local especial. “Fiquei encantado com uma gruta, que abriga uma capelinha de N. S. de Lourdes”, disse ele.

Contou Pepe Richa que fez a vista ao espaço ocorreu no último dia 09 de Dezembro. “Fui conhecer o Parque da Gruta a em Palmas, fica bem próximo do centro da cidade. Existe um pequeno cânion, com formato de ferradura, onde o rio Lajeado forma uma queda d’água natural. Com um belíssimo paisagismo o parque é uma área de lazer, com estrutura para a prática de esportes e lazer. O local é realmente especial!!!

15403152_1958967327663982_87292025_n
  • Compartilhe no Facebook

Escritor José de Araújo Bauer( in memorian) no livro Reminiscências descreveu o Parque da Gruta

O Parque da Gruta tem uma área de mais de 50 mil metros quadrados e está localizado entre o centro da cidade e o bairro Santa Cruz. O amplo espaço verde é cortado pelo Rio Lajeado e possui uma completa infra estrutura com espaços para a prática esportiva e recentemente foi inaugurada a trilha dos índios, um espaço para caminhada que circunda todo a área verde nativa.

15439872_1793005037584025_3240901636662957447_n
  • Compartilhe no Facebook

Foto da Cachoeira pelo secretário estadual

O trajeto foi construído em homenagem aos índios Kaingangs que por muito tempo habitaram o local antes da política de aldeamento. Também foram construídos monumentos, como a Gruta de São João Maria, e outros que retratam a história de Palmas. No local estão situadas as sedes do Lions Clube de Palmas, Rotary Clube de Palmas e do Grupo Escoteiro.

Com a implantação do programa Cidade Digital é oferecido sinal de internet gratuitamente, desde que os usuários se cadastrem no sistema. Nos últimos dias, a Câmara de Vereadores autorizou o município a adquirir mais uma área próxima para ser incorporada ao patrimônio ecológico do município.

Imagens: Valdir Jr