Nesta quarta-feira (05) é comemorada o Dia Mundial do Meio Ambiente, em alusão à data, até o dia 15 de junho, acontecem atividades voltadas a conscientização da população.

O Secretário de Meio Ambiente de Francisco Beltrão, Adriano David, destaca que as ações iniciaram nesta segunda (03), com o plantio de árvores em algumas escolas municipais e inclusive do interior, “paralelamente a isso estão acontecendo palestras educativas sobre educação ambiental, sustentabilidade, manuseio e separação do lixo”.

Adriano comenta que a intenção de todas as ações programadas é conseguir dentro de um futuro próximo, cidadãos com atitudes diferentes, “principalmente do que a gente vê no dia a dia, em especial no final de semana, que gera retrabalho, danos ao patrimônio público, enfim o próprio vandalismo”. Segundo ele, o município que conta atualmente com quatro ecopontos, oferece aos moradores opções para realizar o descarte gratuitamente de materiais eletrônicos, em qualquer dia durante o horário comercial.

Outra medida da Secretaria visa o descarte correto de galhos oriundos da poda de árvores e móveis velhos de origem domiciliar. Um barracão está à disposição da população, às margens da PR-566 próximo à Associação da Caixa Econômica, com atendimento de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, aos sábados das 7h30 até às 11h30.

Programação da Semana do Meio Ambiente:

Segunda-feira (03) – Plantio de árvores na avenida Luiz Antonio Faedo e substituição de árvores na rua Octaviano Teixeira dos Santos.

Terça-feira (04) – Plantio de árvores nas escolas municipais Ana Bocchi Macagnan, no bairro Industrial, e Nossa Senhora de Fátima, em Nova Concórdia.

Quarta-feira (05) – Distribuição de mudas de árvores no Calçadão. Coleta de produtos eletroeletrônicos no Calçadão e na Cidade Norte, na Autoelétrica Inhoatto e Edimar Foto Studio.

De 05 a 07 –  Palestras nas escolas da rede municipal de ensino.

De 10 a 14 – O ônibus do projeto “Ecoexpresso do Rio ao Rio”, coordenado pela Sanepar vai passar pelas escolas municipais

Confira a entrevista: