O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) e a Prefeitura de Passos Maia, Oeste de Santa Catarina, renovaram na última semana a parceria para as ações de proteção ambiental e desenvolvimento turístico  no Parque Nacional das Araucárias, de 12.841 hectares,  que também abrange o município de Ponte Serrada.

A continuidade do entendimento público ocorreu entre o prefeito,Leomar Listoni e o chefe do parque, Juliano Rodrigues Oliveira, que destacou que o objetivo do encontro foi justamente confirmar a parceria já existente.Explicou que foram tratados assuntos sobre como garantir que as atividades de uso público, ou seja, visitação, possam ocorrer com mais qualidade e atender mais pessoas, e de como isso pode trazer mais recursos para o município.

Segundo o prefeito de Passos Maia, a possibilidade de contratação de um guia fixo, à disposição do parque, é estudada pela administração. O avanço de um projeto turístico iniciado ainda no ano passado também foi pauta da reunião, já que o parque é o principal atrativo turístico do município. “Isso pode ser uma das maiores rendas no futuro, basta a gente abrir esse leque, mostrando o potencial. Isso, lógico, é um investimento a longo prazo, mas se soubermos explorar, daqui a alguns anos o parque será a maior fonte de renda da região”, disse Listoni.