Nascente do Rio Chopim na UC. Foto: Zig Koch
  • Compartilhe no Facebook

Nascente do Rio Chopim. Foto: Zig Koch

Nos próximos meses estará sendo instituído o novo Conselho Consultivo do Refúgio da Vida Silvestre dos Campos de Palmas, Unidade de Conservação Federal de proteção integral, situado nos municípios de Palmas e General Carneiro, com uma uma área de 16.582 hectares. As instituições já integrantes e as demais interessadas deverão indicar os representantes até o dia 30 de setembro de 2014, na unidade do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) do Ministério do Meio Ambiente em Palmas, sul do Paraná.

Membros do atual Conselho
  • Compartilhe no Facebook

Membros do atual Conselho

De acordo com a chefe da Unidade, Marcia Barbosa Abraão, o Conselho é meio de participação da sociedade e auxilia na gestão através da participação naa elaboração, implantação e implementação do plano de manejo na atenção aos objetivos de criação do espaço ambiental, em 2006. Esclareceu que o conselho é formado por representantes indicados por instituições da sociedade civil, representantes comunitários, dos proprietários de imóveis inseridos na unidade, instituições governamentais da região que tenham relação com a Unidade.

O período de duração da nova composição será de dois anos, entre outubro de 2014 a outubro de 2016. No início do próximo mês as instituições interessadas serão convidadas para participar da reunião que dará efetividade à renovação do conselho a ser realizada no dia 20 de novembro deste ano.

A Unidade de Conservação Federal foi criada com o objetivo de proteger os ambientes naturais da flora e fauna residente ou migratória, especialmente os remanescentes de campos naturais, as áreas de campos úmidos e várzeas. No local também são realizadas pesquisas científicas e atividades de educação ambiental e turismo ecológico.