A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, presidida pelo deputado Anibelli Neto (MDB), aprovou nesta segunda-feira (21) parecer favorável ao projeto de Lei 533/2019, de autoria do deputado Hussein Bakri (PSD), que estabelece limites para o plantio de árvores de grande porte próximo a redes de distribuição de energia elétrica.

A intenção da proposta é estipular uma faixa de segurança mínima nos mais de 200 mil quilômetros por onde passam as redes de distribuição e transmissão de energia em várias regiões do Paraná. Segundo a justificativa, a vegetação é responsável por mais de 50% das interrupções no sistema de distribuição. Em dias com registro de tempestades e vendavais a situação é agravada pelo contato frequente das árvores com os cabos condutores, causando desligamentos e até rompimento de cabos e destruição das estruturas, acarretando ainda falta de energia para aos consumidores.

Além do prejuízo causado com a falta de eletricidade, outra preocupação é o risco que a rede elétrica representa para pessoas e animais. Somente em 2017, foram registrados no Paraná dez acidentes graves, sendo que cinco pessoas acabaram morrendo vítimas de fatalidades envolvendo a rede elétrica em contato com a vegetação.

Outra análise feita pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural foi ao requerimento 3273/2019, de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), que prevê a constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva do Leite, que será composta pelos deputados; Wilmar Reichembach (PSC), Professor Lemos (PT) e Luciana Rafagnin (PT). O requerimento recebeu parecer favorável. Com relatoria do deputado Artagão Júnior (PSB), a Comissão também apreciou parecer favorável ao projeto de Lei 575/2018, de autoria do deputado Professor Lemos (PT), que insere no calendário estadual a Festa da Batata Doce e da Reforma Agrária, realizada anualmente entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro, no município de Londrina.

Participaram da reunião os deputados; Anibelli Neto (MDB); Artagão Júnior (PSB); Luiz Fernando Guerra (PSL); Professor Lemos (PT); Rodrigo Estacho (PV) e Mauro Moraes (PSD).

Fonte: Assessoria ALEP