Um desmatamento ilegal foi descoberto pela Polícia Ambiental (Força Verde) em Mangueirinha, no Sudoeste do Estado, na manhã desta segunda-feira (12). Segundo consta no boletim de ocorrência, os militares verificaram a derrubada de uma área de 13,93 hectares de vegetação em estágio de regeneração do Bioma Mata Atlântica.

Entre as espécies de vegetação nativa destruídas foram identificadas canela, guabiroba, leiteiro-branco, guamirim (encontra-se ameaçada de extinção conforme POP nº 005 de 20 junho de 2008), imbuia e Pinheiro do Paraná (também ameaçados de extinção conforme Portaria Ministério do Meio Ambiente nº 443, 17 dezembro de 14).

Também foi encontrado no local um trator de esteira utilizado para derrubar a vegetação no local e 37 metros cúbicos de toras de Pinheiro, os quais foram apreendidos. Foi confeccionado e encaminhado um ofício ao Ministério Público Estadual para conhecimento e providências, assim como foi lavrado Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 98.000,00, ficando a área embargada.

O desmate foi constatado por meio de monitoramento via satélite. Por esse motivo, a Polícia Ambiental alerta os proprietários de imoveis rurais  que evitem qualquer tipo de ação contra o meio ambiente, caso contrário serão penalizados, conforme prevê a lei.

Ao se deparar ou tomar conhecimento de crimes ambientais, o cidadão pode denunciar à Polícia Ambiental através dos números 181 e (45) 3527-2424.

Fonte/fotos: Polícia Ambiental