Pato Branco celebrará o Dia Mundial da Água com três dias de programação, de 20 a 22 de março. A iniciativa é da Prefeitura de Pato Branco, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco. Palestras, envolvimento dos alunos das escolas municipais e ações nas comunidades do interior integram a programação, que terá o tema “Água e energia”.

 

“Junto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, com a UTFPR e demais entidades parceiras, organizamos uma programação voltada à educação ambiental, com foco na preservação e consumo da água. Esperamos que a população participe”, adianta o secretário de Meio Ambiente de Pato Branco, Nelson Bertani.

 

A abertura oficial será na quinta-feira, dia 20, às 13h30, na UTFPR – Câmpus Pato Branco. Mas as atividades iniciam pela manhã, a partir das 09h, quando alunos da Rede Municipal de Educação conhecerão a estação experimental da UTFPR, em uma trilha ecológica no arroio do rio Ligeiro.

 

O projeto terá sequência no decorrer do ano, conforme adianta o secretário Nelson Bertani. “O trabalho de educação ambiental que desenvolvemos nas escolas municipais contará com a parceria da UTFPR. Neste ano, inclusive, realizaremos ações práticas e visitas na área experimental da instituição, até porque educação ambiental é uma diretriz do plano de governo do prefeito Zucchi”, destaca Bertani.

 

Palestras

 

As palestras acontecerão na tarde de quinta-feira, dia 20, após a solenidade de abertura, a partir das 14h, na UTFPR. O diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Fernando Nunes, iniciará as apresentações, explanando sobre o panorama de gestão dos recursos hídricos no Paraná.

 

Em seguida, a docente da UTFPR, Denise Rauber, falará sobre a gestão integrada de recursos hídricos e a atuação de comitês de bacias hidrográficas. Indicadores de qualidade da água serão apresentados por Adair Bedin, da 7ª Regional de Saúde, na última palestra da programação.

 

A apresentação do Coral Contraponto, formado por professores e alunos da UTFPR – Câmpus Pato Branco, antecederá as palestras.

 

Carta pela sustentabilidade

 

Na sexta-feira, dia 21, a programação acontece na UTFPR, a partir das 13h30, com apresentação teatral que abordará a preservação e consumo consciente da água, com o grupo de teatro do Departamento Municipal de Cultura. Em seguida, haverá um debate sobre a carta elaborada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente em 2008, composta por ações pelo desenvolvimento sustentável de Pato Branco.

 

“Vamos debater com a comunidade quais são as principais diretrizes dessa carta, o que já foi feito e quais as ações previstas pelo desenvolvimento sustentável de Pato Branco nos próximos dez anos. É a oportunidade para o poder público, empresas, instituições de ensino e sociedade traçarem ações conjuntas pela preservação dos nossos recursos naturais”, enfatiza Bertani.

 

Estradas rurais

 

A programação encerra no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, com um mutirão de limpeza e recolhimento de entulhos nas estradas rurais de Pato Branco. Entidades e voluntários na ação sairão da praça Presidente Vargas às 13h30.