Cachoeira no Rio Quebrado.Foto de Marcos Alexandre Danieli
  • Compartilhe no Facebook

Cachoeira no Rio Quebrado.Foto de Marcos Alexandre Danieli

O município de Passos Maia, Oeste de SC, iniciou a construção do seu Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial, com o objetivo de fortalecer as potencialidades econômicas e turísticas do município. O trabalho está sendo desenvolvido na parceria entre a Prefeitura, Sebrae/SC e diversidades instituições e suas lideranças locais.

Conforme o prefeito, Ivandre Bocalon, foram identificados potenciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite, setor madeireiro, da agricultura familiar, comércio, pequenas empresas, com foco inicial no potencial turístico. Neste último, o exemplo é do Parque Nacional das Araucárias, área de preservação ambiental que foi aberta para a visitação pública no final do ano passado.

Ponte Baixa. Foto: Suzana Pagliari
  • Compartilhe no Facebook

Ponte Baixa. Foto: Suzana Pagliari

Conforme a consultora do Sebrae na área turística, Karla Hall, a ideia é planejar a partir do potencial ecológico do município, entendido como grande vetor de desenvolvimento. Para esta área serão 150 horas de consultoria fazer um diagnóstico, levantar todos os trabalhos já realizados e construir um plano estratégico de turismo com ações de médio a longo prazo, mas ações prioritárias, algumas com   aplicação imediata.

O projeto recebe um investimento de R$ 80 mil, com 50% pagos pelo município e a metade pelo Sebrae. O prefeito Bocalon destacou que além da consultoria, também estão previstas viagens técnicas para preparar a infraestrutura receptiva, gastronomia e hospedagem.

Em relação os demais setores detectados para investimentos e ações, os grupos de trabalho já estão em andamento fazendo os respectivos levantamentos.