Uma câmera instalada em meio à mata flagrou a passagem de uma onça-parda no último final de semana em Ponte Serrada, Oeste de Santa Catarina.

O registro do felino ocorreu nas proximidades do Parque Nacional das Araucárias. Em entrevista ao site Oeste Mais, o responsável pelas imagens, Wilamir Branco, morador de Ponte Serrada, comentou que em seus momentos de lazer faz passeios pelas matas da região, registrando espécies de animais. Disse que sabia da existência de onças-pardas na região, mas há tempos não via evidências.

A câmera de espera, ativada através de um sensor de movimento, estava instalada em meio a uma plantação de pinus. O mesmo equipamento já flagrou inúmeros outros animais.

A onça-parda, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro, nativo da América. É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando desde florestas densas, até áreas desérticas. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.