Prossegue neste final de semana as atividades da programação do 25º aniversário de emancipação do município de Passos Maia, no Oeste de SC. Até o dia 12 de dezembro está programado o festival, shows, atrações culturais e esportivas.

papagaio
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Vanessa Kanaan/Espaço/Instituto Espaço Silvestre

A primeira atração, o Kerbfest da Apae, foi realizado no último dia 5. Neste sábado (12) está programado o passeio de Observação de Aves no Parque Nacional das Araucárias. A atração na unidade de conservação ambiental, entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, será inédita, com o ornitólogo Adrian Eisen Rupp conduzindo os visitantes.

Entre as aves que habitam a floresta de araucária estão os papagaios-de-peito-roxo, extintos da região e hoje símbolos do parque, depois de reintroduzidos há seis anos por um projeto coordenado pelo Instituto Espaço Silvestre, responsável por organizar a visitação junto com o ornitólogo.

Os interessados em participar devem enviar um e-mail com o nome e telefone para [email protected] O número de vagas é limitado. O valor da inscrição é de apenas R$ 20. A Prefeitura de Passos Maia e o ICMBio são apoiadores do evento.

O Parque Nacional das Araucárias é constituído por uma área de 12.841 hectares. A Unidade de Conservação foi criada em 19 de outubro de 2005 para a proteção de remanescentes de Floresta com Araucárias, formação vegetal da Mata Atlântica.
Além do conhecido pinheiro é possível encontrar na área diversas espécies que constam na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção, como o xaxim e a imbuia. É também possível encontrar diversas espécies de aves, mamíferos e anfíbios também ameaçados de extinção.

PROGRAMAÇÃO DE 25 ANOS

A programação terá sequência no final de semana seguinte, com o início das atividades esportivas, incluindo campeonatos de futsal, campo e bocha, além de um Grenal municipal no dia 17 de dezembro.

Um show gospel da Igreja do Evangelho Quadrangular está marcado para o dia 26 de novembro. No dia 2 de dezembro ocorrerá o acendimento das luzes de Natal, o início da 20ª edição do Fecap (Festival da Canção Passosmaiense) e do Rodeio Crioulo Interestadual.

Os eventos seguintes serão a formatura do Proerd, dia 8 de dezembro, mesma data do Natal Solidário, animado pelas bandas Terceira Dimensão, Rainha Musical, Porto do Som e Indexão. Apresentações de dança vão marcar a Noite Cultural no dia 9.

O sábado, dia 10, terá mais uma série de atrações, iniciando com o 2º Pedal no Parque Nacional das Araucárias. À noite a Igreja Matriz vai ser palco do Encontro de Corais. Ainda na mesma data ocorrerá a abertura da 1ª Copinha de Aniversário de Passos Maia.

No dia 12 de dezembro, data do aniversário, um show em praça pública com a dupla Dany e Rafa. O evento será marcado pelo sorteio de prêmios do Sicoob Valcredi Sul, incluindo um carro zero quilômetro.