O que você faria se encontrasse uma onça no s u caminho? Sem dúvida, teria uma reação inesperada e tentaria de todas as formas procurar um lugar seguro para evitar o ataque. Pois é, é isso que estão fazendo alguns moradores das comunidades de Invernadinha e Linha Bahia, no interior de Chopinzinho, próximo do limite com Candói. Segundo relato de várias pessoas, uma onça parda tem sido vista com frequência em algumas propriedades, acompanhada de dois filhotes. A presença do felino tem preocupado os moradores que temem pela integridade, principalmente das crianças.

Em contato com o departamento de Jornalismo da Extra FM, de Chopinzinho, duas moradoras da região, Adriana Almeida da Costa e Izabete Fátima de Oliveira Vaz, confirmam a existência do animal. Elas contam que a onça e seus filhotes já foram vistos várias vezes. Adriana conta que viu um dos filhotes, mas seus cunhados já se depararam com a onça. “Isso mesmo ela anda rondando por ali, meus cunhados já viram ela, eu só vi o filhote quando eu estava indo trabalhar bem cedinho, ele atravessou a estrada na frente do meu carro. O pessoal que mora nas redondezas diz que já viu ela várias vezes com os filhotes e também já perceberam que animais (bezerros) foram atacados por ela”, disse.

Izabete Fátima de Oliveira Vaz afirma que ainda não viu o felino, mas tem evitado andar sozinha pelas redondezas. Inclusive, tem contado com a companhia do marido para levar a filha até o ponto de ônibus no começo da manhã. “Vai eu e meu marido junto né, por que é muito escuro quando a Van passa aqui, daí se ele não vai eu também não vou, por que eu tenho medo né. Esses tempos atrás quando ela apareceu já tinha dois filhotes, agora tem mais dois, ai como ninguém procurou pegar ela né, tá vindo mais pro limpo, tá ficando mais perigoso ainda, muita criação ela tá pegando, meu marido achou o rastro dela na estrada, mas nem procurou ir atrás dela. Eu mesma não saio mais, tenho muito medo, minha casa fica na beira do mato e eu sempre vou pega lenha, mas agora se alguém não for junto, sozinha não vou, pense numa pessoa medrosa… (risos)”, destacou.

Durante a veiculação da reportagem, outros moradores da comunidade de Linha Bahia enviaram mensagens afirmando que a onça já matou vários animais em uma fazenda naquela comunidade. Outros recados dão conta da presença de felinos também na região do Alto Vitória, em Chopinzinho. Uma moradora da comunidade e um motorista de ônibus contaram ter visto um Puma andando pelas estradas.

Ouça a reportagem…

(Foto meramente ilustrativa)