Após onda de calor com dias com 30 graus –  recorde para um mês de abril  nesta região de Palmas, sul do Paraná – os moradores deverão enfrentar uma situação oposta na próxima semana com previsão de termômetros marcando próximo de zero grau. O frio deve chegar forte a partir da próxima quarta-feira à região. Institutos Climatempo, Tempo Agora, Cptec/INPE, Simepar sinalizam ocorrências de temperaturas mínimas entre 2 e 5 graus e máximas que não ultrapassarão os 16 graus, entre 28 de Abril  e  primeiro de Maio.

Conforme o Climatempo, a frente fria que estará se formando a partir de segunda-feira no extremo sul brasileiro terá força para romper o bloqueio atmosférico que se instalou sobre o Brasil desde o início de abril e finalmente conseguirá espalhar ar polar pelo país para baixar a temperatura.

O Instituto Climaterra, publicou nota mantendo a previsão de alta chance de frio muito intenso de segunda-feira em diante no estado de Santa Catarina, com risco de geada na quarta, quinta e sexta-feira na semana que vem também no Oeste e Planalto catarinense na divisa com PR, quando as mínimas poderão ficar entre -2/5 em boa parte do vizinho estado.

OUTONO DIFERENTE EM PALMAS

Desde o início do Outono, em 22 de março, poucos foram os dias característicos da estação em Palmas.  No dia 29 do mês passado, os termômetros de relva marcaram 3.6 graus. A medição ocorreu próxima do perímetro urbano pela Estação do Iapar – Instituto Agronômico do Paraná. A temperatura ambiente ficou na casa de 7.2ºCelsius. Pouco antes do início da nova estação, outro dia frio de 5.4, foi em 07 de março.

No outro extremo durante dois dias seguidos as elevadas temperaturas bateram recorde para um mês de abril em Palmas, sul do Paraná. Nos dias 06 e 07 de abril alcançou os 30 graus, com sensação de calor entre 35 e 36 graus.