A unidade do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), organismo do Ministério do Meio Ambienta (MMA) em Palmas, sul do Paraná; Instituto Espaço Silvestre, IBAMA e Prefeituras estão motivando a população de toda a região à entrega voluntária de papagaios-de-peito-roxo para posteriormente reintroduzí-los ao Parque Nacional das Araucárias, nos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada (SC).

Parque das Araucárias. Foto: Juliano R.Oliveira(ICMbio)
  • Compartilhe no Facebook

Parque das Araucárias. Foto: Juliano R.Oliveira(ICMbio)

Conforme o chefe do Parque, Juliano Rodrigues Oliveira, a campanha que vai até o dia 15 de setembro, é apenas para a entrega de papagaios-de-peito-roxo mantidos em cativeiro e sem as asas cortadas, para que tenham a possibilidade de voltar a voar. “Os interessados em participar da entrega voluntária devem entrar em contado com a unidade do ICMBio em Palmas, pelo telefone 46- 3262-5099 ou pessoalmente”, explicou.

Conforme o analista ambiental por conta do desmatamento e captura de animais para o comércio ilegal  houve uma acentuada redução dessa espécie, levando a praticamente a sua extinção na região. Salientou que em Palmas ainda é possível perceber a presença da espécie.

“Por isso estamos motivando as pessoas que detém papagaios do peito-roxo em suas casas a devolvê-los sem qualquer implicação uma vez que a presença de animais silvestres em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais é caracterizado crime e para evitar a fiscalização e autuação oferecemos esta oportunidade. “Com isso é possível contribuir com a conservação desta espécie e ficar livre das penalidades por ter um animal silvestre sem autorização” informou.