A Estrada-Parque Caminho do Colono, com o seu pequeno trecho de 17,5 Km, religará duas regiões importantes do Paraná (Oeste e Sudoeste) e ajudará milhões de pessoas do sul do Brasil, mas terá regras ambientais rígidas. Aconteceu na noite desta quinta-feira (15) em Capanema, uma audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa do Paraná para tratar da reabertura da estrada do Colono.

Com o tema “Quem defende a Natureza, luta pela Estrada Ecológica”, o ato foi presidido pelo Deputado, Nelson Luersen (PDT) e contou com a presença de um grande número de prefeitos, dez deputados estaduais e manifestação de lideranças da comunidade. Estimá-se, que ao todo, foram mais de duas mil pessoas presentes no pavilhão, que estava lotado.

Na oportunidade foi apresentada a proposta de uma estrada-parque, ou estrada-ecológica. O novo projeto prevê uma serie de melhorias e a utilização da rodovia apenas durante o dia, apenas pedestres, ciclistas e veículos de pequeno porte poderão transitar no trecho, caminhões com cargas vivas ou tóxicas e químicas não poderiam transitar pela estrada.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, representou o Governador Ratinho Júnior e reafirmou o apoio do governo do estado ao projeto. Entre as lideranças que estiveram na reunião, o Presidente da Amsop, (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), o Presidente da Associação Empresarial de Capanema, André Felipe Miller e o Presidente da Acamsop (Associação de Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná), Hélio Surdi.

O Deputado, Nelson Luersen, avaliou o evento de forma positiva. “Foi um sucesso, tivemos a presença de lideranças de todo o Paraná. É o anseio da população, hoje nós temos um movimento mais consciente, um movimento de preservação da fauna e da flora conjugando o desenvolvimento e crescimento, com políticas ambientais para compensar no entorno do parque nacional o pequeno impacto que iremos ter, caso venhamos a reabrir a estrada do colono. Então há uma consciência ecológica muito grande, uma consciência de que nós podemos trazer o turismo para a região, desenvolver o turismo que é importante para a geração de emprego e renda. Não dá para separar a natureza do ser humano, porque quem conhece cuida, quem conhece preserva e é isso que nós queremos, a população de forma ordeira, utilizando a estrada do colono, mas também preservando o meio ambiente”.

Nova Audiência pública com o mesmo objetivo está programada para esta sexta-feira (16) em Medianeira, reunindo lideranças da região oeste do estado.

Confira o áudio com entrevistas: