A estiagem que atinge o Oeste de Santa Catarina colocou em risco o abastecimento  de água nos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia. A companhia de saneamento de Santa Catarina(CASAN) está orientando que a população racionalize o consumo.A estiagem  reduziu  o volume dos rios que compõem a Bacia Rio do Mato, dificultando a captação .

Conforme o chefe da Casan, Fabiano Padilha, não chove satisfatoriamente sobre a região desde dezembro. Orientou  que se evite a lavação de casas, calçadas e carros nesse período. Para efeito de comparação, citou que uma mangueira pode desperdiçar mais de 200 litros se ficar 15 minutos aberta. O chuveiro gasta cerca de 30 litros a cada cinco minutos de banho.

DICAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA
▪ Tome banhos mais breves.
▪ Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.
▪ Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.
▪ Não lave roupa com água corrente.
▪ Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.
▪ Não use água como vassoura: em calçadas e áreas pavimentadas varra a sujeira e depois lave com a utilização de balde.
▪ Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem ou incidentes na rede evite lavar seu automóvel.
▪ Reaproveite a água usada na lavação de roupas para outros fins, como lavar calçadas.
▪ Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.
Foto: Ilustrativa/arquivo RBJ