Foi realizada, com grande número de participantes, na noite da última sexta-feira (30) no Centro Cultural Dom Agostinho, a Audiência Pública de apresentação dos projetos do Complexo Eólicas Sul no município de Palmas, sul do Paraná. O evento promovido pelo IAP- Instituto Ambiental do Paraná e organizado pelos proprietários do empreendimento teve por objetivo apresentar à sociedade os EIA/RIMA – Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental dos sete novos parques de geração a serem implantados na região dos Campos de Palmas.

Na oportunidade os mais de duzentos presentes ao ato- incluindo representantes dos investidores- tiveram a oportunidade de tomar conhecimento sobre os Parques Serra da Esperança 1 e 2; Parque Eólico Água Santa 1, 2 e 3 e o Parque Eólico Rota das Araucárias 1 e 2, que gerarão aproximadamente 170 megawatts, num investimento que se aproximará de 1 bilhão de reais, incluindo a linha de transmissão da energia produzida até a subestação de Foz do Areia, entre os municípios de Bituruna e Pinhão, numa extensão de 70 quilômetros.

A partir de agora, o IAP fará uma análise do material coletado na Audiência e, caso esteja em acordo com a Legislação, emitirá a Licença Ambiental Prévia (LP) dos projetos. Posteriormente ainda deverão ocorrer os procedimentos para a obtenção da Licença de Instalação, que autoriza o início dos trabalhos de toda a estrutura prevista.

     O Complexo Eólico Sul foi proposto pela associação de grupos empresariais catarinenses como Gaboardi, Incomex e Torressani, com o objetivo  de geração de energia ambientalmente sustentável, aproveitando a potencialidade dos ventos na região de altitude na região do horizonte, onde já estão em funcionamento  outras usinas em Palmas, através da Copel e  no município de Agua Doce, Santas Catarina, onde  mais de cem torres geradoras estão em operação. Conforme o engenheiro, Adriano Jackson Gomes, da Incomex, caso todos os procedimentos ocorram normalmente, os empreendedores estarão aptos a iniciar o trabalhos entre o final deste ano e  o início de 2016