Uma árvore com mais de 500 anos foi derrubada para ser utilizada como palanque para cercas. A desvalorização ambiental ocorreu em Vargem Bonita, no Meio Oeste de Santa Catarina. A análise apontou que a imbuia [árvore símbolo de Santa Catarina] com altura de um prédio de dez andares, árvore símbolo de Santa Catarina, tinha 553 anos.

“É um problema cultural do nosso país, onde as pessoas não sabem o valor de uma árvore. Aquelas que caem por ação da natureza deveriam ser exploradas de forma mais nobre, virar peça de museu. Mas fazer uma derrubada de uma árvore rara saudável para fazer palanque de cerca é duplamente criminoso”, afirmou o professor Marcelo Scipioni, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em árvores gigantes.

A idade foi estimada por Scipioni e outros dois pesquisadores a partir da análise dos anéis de crescimento das árvores, que servem de base para a datação por meio da ciência chamada dendrocronologia.O crime ganhou repercussão mundial, tendo sido publicado nesta sexta-feira, na