Foi lançado nesta sexta-feira (10), o documentário “Integridade Ambiental do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: suas águas e seus anfíbios associados”, produzido a partir de projeto de pesquisa desenvolvido na Unidade de Conservação por universidades federais.

O Refúgio é uma Unidade de Conservação de proteção integral, situada entre os municípios de Palmas e General Carneiro, que foi criada através de Decreto Federal, em 03 de abril de 2006, abrangendo uma área de 16.582 hectares.

O objetivo da unidade é a proteção dos ambientes naturais necessários para a persistência da flora e fauna residente ou migratória, especialmente os remanescentes de campos naturais, as áreas de campos úmidos e várzeas, bem como realizar pesquisas científicas e o desenvolvimento monitorado de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

O projeto “Integridade Ambiental do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: suas águas e seus anfíbios associados” tem a coordenação do biólogo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão, Rodrigo Lingnau, envolvendo pesquisadores da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No documentário, é possível acompanhar entrevistas com proprietários locais, servidores do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela gestão da área, além das paisagens do local.