Dezesseis papagaios-de-peito-roxo foram resgatados durante a campanha de entrega voluntária desenvolvidos nos municípios da região do Parque Nacional das Araucárias, nos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia, Oeste de Santa Catarina. O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),unidade de Palmas; Polícia Militar Ambiental do Paraná, Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e Protetores Ambientais de Ponte Serrada, além de outras instituições e parceiros voluntários.

O chefe da Unidade, Juliano Rodrigues de Oliveira, as aves são oriundas de vários municípios do Paraná e Santa Catarina e após trabalho de reabilitação, caso apresentem condições, serão soltos na natureza com acompanhamento de técnicos e pesquisadores. “Sabemos que muitas pessoas mantêm animais silvestres com muito amor e boas intenções, mas não há dúvida de que para a saúde deles é importante que estejam na natureza ou em um centro especializado para isso”, destacou o chefe do parque.

Além da entrega espontânea dos papagaios, a campanha serviu para o atendimento de denúncias sobre a manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro. A entrega voluntária e eventuais denúncias podem ser feitas através do [email protected] ou telefone (46) 3262-5099 e, ainda, na Unidade do ICMBio em Palmas, sul do Paraná. As pessoas que fazem  entrega espontânea ficam livres de multas e processos administrativos por crime ambiental.