Um programa multissetorial de conscientização socioambiental  foi lançado ontem(20) em Bituruna, sul do Paraná. O Jogando Limpo visa melhorar a qualidade de vida da população através de ações de preservação ambiental, destinação correta de resíduos, mutirões de limpeza e conservação dos espaços públicos. No primeiro dia do programa foi realizada uma blitz educativa com a distribuição de sacolinhas de lixo para carros e de panfletos informativos, além da colocação da primeira nova lixeira pública.

Com iniciativas anteriores,  setores de educação e agricultura do município desenvolvem, desde o início do ano, um trabalho  junto aos alunos das escolas municipais, orientando e incentivando- os à separação correta do lixo seco e úmido, reciclagem, compostagem e aumento da vida útil do aterro sanitário. Além disso, frequentemente são realizados mutirões de limpeza de rios; revitalização de espaços, com a lavagem e pintura das calçadas, conservação dos postes, bancos e lixeiras no perímetro urbano.

O programa ainda abrange ações de distribuição de sacolas plásticas na cor marrom para o lixo úmido produzido em casa, mais renda aos trabalhadores do Reciclinho, devido a separação correta do lixo, disponibilização de substrato para jardinagem, ampliação do número de lixeiras instaladas na cidade e atividades educativas.