A poucos dias de encerrar o ano de 2016, o tempo na região sudoeste do Paraná, fica instável a partir desta quarta-feira (28). Pancadas de chuvas, acompanhadas de temporais podem atingir os municípios da região.

Os dias abafados e de temperaturas altas, abrem espaço para a passagem de uma frente fria, segundo explica o Meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, “temos o deslocamento de uma frente fria, a qual se encontra no Rio Grande do Sul e chega hoje ao Paraná. Deveremos ter chuvas em todas as regiões, no sudoeste essas chuvas vêm acompanhadas de descargas elétricas, possibilidade de ventos fortes, com intensidade passando de 50 KM/h”.

A partir desta quinta-feira (29) até o dia 31, chuvas isoladas serão registradas, principalmente a tarde e noite. “São pancadas típicas da estação do verão. Que chove num bairro, mas não no bairro vizinho. Essas chuvas vêm também acompanhadas de descargas elétricas”. A temperatura para esses dias deve ficar na casa de 30 graus.

Devido ao forte calor, a ocorrência de temporais é comum nessa época do ano. “As temperaturas elevadas fazem que tenha a formação das nuvens Cumulonimbus. Ela vem carregada de muita chuva e a possibilidade de granizo”.

Segundo Barbieri, o verão que iniciou neste mês será de temperaturas altas, se comparado com anos anteriores, “deve ficar acima da média. Deveremos ter um verão bem típico, com chuvas e temperaturas mais elevadas”.