Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de maio de 2022
Rádios

Médico palmense é homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná

Juntamente com outros 37 profissionais, ele recebeu diploma de menção honrosa pela atuação no enfrentamento da pandemia.

Saúde

por Guilherme Zimermann

52031244278_8bcf82b5cd_c
Foto: Dálie Felberg/Alep
Publicidade

O médico palmense Bruno Mitsuo Tomioka de Oliveira, representando também profissionais e colaboradores do Hospital Santa Pelizzari, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (25).

Uma sessão solene, em alusão ao Dia Estadual de Valorização dos Profissionais de Saúde, reuniu 38 profissionais de diferentes áreas médicas, que receberam um diploma de menção honrosa pelas suas atuações no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O evento, proposto pelo deputado Michele Caputo (PSDB), é fruto da Lei que instituiu o Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde, a ser realizado anualmente em 26 de abril. A data, que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, foi escolhida para marcar a perda da técnica em enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, de Curitiba, primeira profissional de saúde do Paraná morta em decorrência da Covid-19. O óbito ocorreu no dia 26 de abril de 2020.

De acordo com Michele Caputo, a Lei 20.429/2020 tem o objetivo de homenagear diversas categorias cuja missão é cuidar das pessoas. Quando apresentou o projeto, o deputado destacou que, em meio a pandemia do novo coronavírus, a importância dos profissionais foi destacada pela comunidade, mas que o reconhecimento deveria ser permanente e não se restringindo apenas a uma profissão.

Publicidade
Publicidade

Durante a solenidade na Assembleia, foram homenageados profissionais do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), do SAMU, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, dos Conselhos Regionais de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná, do Conselho Estadual da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros.

Fonte: Alep

Publicidade