Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Média de idade de vítimas fatais da Covid-19 está abaixo de 60 anos em Palmas

Queda na idade média está ocorrendo desde março. Mais da metade dos óbitos foram de pessoas com menos de 60 anos.

Saúde

por Guilherme Zimermann

mediaidades
Publicidade

O município de Palmas tem acompanhado desde março, a redução na idade média das suas vítimas fatais da Covid-19. Mais da metade dos óbitos registrados no município foram de pessoas com idade abaixo dos 60 anos. Os dados foram apurados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club junto à Secretaria de Estado da Saúde.

O primeiro óbito decorrente da Covid-19 foi registrado em Palmas em agosto de 2020. A vítima era uma mulher, de 67 anos. Os registros seguintes variaram entre pessoas com idades abaixo de 60 anos até próximo de 80.

No inicio de dezembro, a idade média dos óbitos chegou a 68 anos. No decorrer de dezembro e durante janeiro deste ano, a média caiu para 63 anos, voltando a subir, diante do falecimento na faixa etária dos 80 anos.

Apesar das variações, a partir de março percebe-se uma redução gradativa nas médias de idades, consequência dos primeiros registros de óbitos de palmenses na faixa etária entre 20 e 30 anos.

Publicidade
Publicidade

Até domingo (20), o município contabilizava 148 óbitos decorrentes da Covid-19, sendo 63 de palmenses com idades acima de 60 anos e outros 65 abaixo de 60 anos.

Essa redução nas idades de pacientes é um dos indicativos da circulação da variante P1 da Covid-19 na região, conforme exposto pelo diretor técnico do Grupo de Laboratórios Plátano, Jardel Bordignon.

Em entrevista à Rádio Club na última semana, ele informou que um estudo detectou a presença da variante, que é considerada a mais grave, dada a sua forma de transmissão e o agravamento dos casos da Covid-19, a exemplo do que a região tem registrado nos últimos meses, com pacientes mais jovens necessitando de internamento e muitos não resistindo.

Estudo detecta presença de variante do coronavírus na região Sudoeste

Publicidade