Marmeleiro e Francisco Beltrão registram casos de sementes misteriosas
Agricultura
por Angela Maria

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) está monitorando os casos de recebimento de pacotes de sementes no Estado originários de países asiáticos. Até o momento não há explicação concreta para os recebimentos.
No Sudoeste, dois municípios já receberam as sementes, Marmeleiro e Francisco Beltrão. De acordo com o coordenador do Programa de Vigilância e Prevenção de Pragas da Fruticultura e engenheiro agrônomo da Adapar de Francisco Beltrão Paulo Marques, as sementes podem trazer pragas, doenças e até mesmo plantas daninhas que não existem no país, capazes de causar prejuízos à agricultura e ao meio ambiente.
A orientação segundo ele, caso não tenha feito compra on-line ou não reconheça o remetente, leve o pacote para uma das unidades da Adapar, que é o órgão oficial responsável pela Defesa Agropecuária no Paraná, ou entre em contato por telefone relatando a situação.
Paulo Marques ressalta ainda, que é importante que as embalagens originais sejam preservadas para facilitar a investigação e responsabilização de quem envia e que o material não venha a ser manipulado pelas pessoas. Ouça: