Mão Amiga concentra atendimentos em frente ao Hospital do Câncer e encerra casa no Vila Nova
Localização estratégica facilita acolhimento e amplia número de pacientes atendidos diariamente
Saúde
por Deise Bach

A Mão Amiga, grupo beltronense que atua na prevenção e apoio a pacientes com câncer, decidiu encerrar as atividades da casa de apoio no bairro Vila Nova e manter exclusivamente a unidade localizada em frente ao Hospital do Câncer, no bairro Alvorada, em Francisco Beltrão.
Segundo a presidente da instituição, Neli Padilha, a mudança foi aprovada pelo conselho e tem como principal motivo a proximidade com o hospital, o que facilita o acesso e acolhimento dos pacientes. “Aqui conseguimos atender melhor, porque os pacientes não precisam se deslocar. Só para o acolhimento, atendemos mais de 50 pessoas por dia”, explicou Neli.
A casa do Vila Nova, apesar de maior, exigia transporte diário dos pacientes — o que não é mais necessário na nova estrutura. Com a parceria do Instituto Virmond, que fornece as refeições, e da Mitra Diocesana, que cedeu uma casa próxima como alojamento temporário, os atendimentos foram ampliados e otimizados.
A Mão Amiga também já tem projeto pronto para construir dormitórios nos fundos da casa atual e aguarda o início das obras com apoio da Prefeitura. Há recursos de emendas parlamentares disponíveis para a execução.